Maiores Receitas Líquidas vs. Bilheterias
A lógica parece ser simples: maior público → maior bilheteria → maior receita. A implicação na prática não é tão direta assim, principalmente quando as condições de jogo dos clubes são diferentes. Analisando as cinco maiores receitas da Copa do Brasil 2017 é possível perceber a disparidade entre os clubes quando se trata do diferencial entre o valor arrecado na bilheteria e a receita recebida efetivamente pelo clube.
Apesar de ter tido de forma isolada a maior bilheteria até aqui — provavelmente esses valores serão superados pelos confrontos FLAxCRU e CRUxFLA devido ao apelo e demanda — o Flamengo tem dificuldades para converter esta bilheteria em Receita Líquida. Em jogos de grande apelo o clube é “obrigado” a utilizar o Maracanã e os custos deste uso são altíssimos, o estádio representa grande parte das Despesas e Retenções do Clube. Apesar da bilheteria de quase R$3 milhões, o clube pôs no bolso “apenas” pouco mais de R$1 milhão.

Na contramão do Flamengo, o Grêmio consegue ter uma fatia bem menor da sua bilheteria engolida pelos custos. Mesmo tendo a quarta maior bilheteria, atrás dos dois jogos do Palmeiras e do próprio rubro-negro carioca, o clube gaúcho levou para casa a maior receita da competição até então.
Portanto é preciso ter muita cautela na hora de criticar o valor dos ingressos cobrados pelos clubes e fazer as comparações com o preço do ingresso cobrado por outros clubes, pois nem todas as agremiações tem o mesmo custo de jogo. Seus dirigentes sabem disso, e na hora de elaborar a projeção de receita não costumam trabalhar apenas com a expectativa de bilheteria mas principalmente com a expectativa de receitas líquidas.
Observações:
1 Foram avaliadas apenas as partidas da Copa do Brasil 2017 a partir da 4ª Fase, baseadas nos valores fornecidos pela CBF em seus boletins das partidas.
2 Foram excluídas das contas situações vividas pelos clubes como casos de penhora, por entender que estas ocasiões são fora da esfera dos confrontos, não estando relacionadas com a realização da partida em si.
