Memória, Verdade e Justiça, sempre

Flamengo da Gente
Feb 8 · 2 min read

O incêndio no Centro de Treinamento George Helal, que matou dez jovens, completa um ano. Essa é uma tragédia sem precedentes na história do Flamengo e merece ser tratada como tal. Não basta seguir o manual. Não basta rebater provocações. Não basta caçar analogias.

O Flamengo não escolheu a Tragédia do Ninho, mas pode sim escolher o que fazer com a sua lembrança. Se em tantas oportunidades “viramos a página”, desta vez tem de ser diferente, a começar pelo acolhimento das famílias das vítimas. Pois há um Flamengo antes e outro depois do Oito de Fevereiro. E, nesse novo Flamengo, Memória, Verdade e Justiça precisam estar no centro da conversa, de forma concreta.

A Memória está em nosso lema: “Não esquecemos”. Para nós, o fato deve ser sempre recordado, para nunca mais se repetir. E entendemos que meninos mortos a serviço de nossas cores têm de ocupar um lugar digno em nossa história. Por isso, apoiamos a iniciativa dentro do Clube para transformar o Oito de Fevereiro no Dia da Memória Rubro-Negra, assim como a luta por um memorial próprio, inclusivo e definitivo para os garotos.

Nós cobramos também a busca pela Verdade, fora e dentro do Flamengo. O inquérito externo precisa indicar caminhos. E o Clube, como guardião e conhecedor maior de seus próprios processos e rotinas, deve investigar o que se passou, em seus múltiplos órgãos de julgamento.

Por fim, nós nos pautamos pela Justiça. Sem poupar nomes, os responsáveis devem ser apontados e os culpados, condenados nos tribunais. No Clube, cabe fazer com que não prescreva o direito de punir por infrações disciplinares, à luz do Estatuto, e cobrar reparações, se necessário.

"A grandeza do Flamengo está na humanidade da sua torcida", como diz o mural.

Esta é a nossa luta.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store