GT16 - Ilha do Fogo, Cabo Verde

GASTagus
GASTagus
Aug 22, 2017 · 4 min read

“Um kusa é um kusa mas o Fogo é outo kusa”

No passado mês de Agosto tive o prazer de ir com mais 5 meninas fantásticas para uma ilha de Cabo Verde. Eu não sabia o que me esperava, sabia apenas, e isso tinha sempre presente, que ia sentir muita magia. Mas que magia era essa? Era da ilha em si? Era das pessoas? Fui com a certeza que ia entregar-me por completo às pessoas que ia encontrar, ao projecto e à minha equipa. Mal sabia eu que seria as pessoas de lá a entregarem-se a mim, a nós, de uma forma tão carinhosa, tão protectora, tão mágica. E a magia estava mesmo aí, nas pessoas, fossem crianças, jovens, adultos, idosos. Tinham tanto neles, um sorriso que iluminava o meu dia, uns olhos sempre a brilhar só de nos verem, uma força incrível, uma vontade de fazer mais. É incrível como com tão pouco eles fazem tanto. Logo no primeiro dia joguei ao jogo das pedras com as crianças, em que o material eram apenas pedras, mas que tinha tanta ciência. Pelo menos eu não era muito boa no jogo! Mas eles, até os mais “piquenotes”, tinham um jeito enorme!

Depois lembro-me de ver carros e camiões de brincar feitos de latas. E eram tão lindos! E bastava isso! Aliás, bastava estarem juntos para serem felizes! E as colónias de férias? Ainda estávamos a preparar-nos para sair de casa para chamar as crianças e já tínhamos outras ao pé do portão. Felizes e curiosas com o que faríamos naquele dia. Eles são especiais, têm magia, têm sorrisos verdadeiros, têm muito dentro deles! Além de estarmos muito tempo com as crianças, estávamos sempre acompanhadas pelos jovens, que iam connosco para todo o lado, estavam sempre preocupados connosco, que brincavam e riam, que dançavam, que estavam sempre lá para nós. Mais que isso, estávamos lá nós para eles, para lhes ensinarmos o que sabíamos, o que achávamos que era importante eles saberem.

Estávamos lá para os capacitar, fosse no GASFogo, fosse em conversa com cada um, fosse em formações sobre vários temas. Também os jovens aproveitaram cada momento, e tenho a certeza que ficaram com grandes memórias que guardarão para sempre. Recordo-me tanto do sorriso de cada um! Quando passava por cada rua de Roçadas encontrava sempre alguém, fosse à porta de casa, fosse ao pé da Árvore, fosse a fazer alguma tarefa na rua. Sorriam sempre e diziam “Bom dia! Manche dreto?” com um sorriso enorme. Só isso alegrava logo o nosso dia! Só o facto de estarmos ali era uma alegria para aquelas pessoas e nós tínhamos todo o prazer em faze-las sorrir, em abraça-las e em alegrar-lhes o dia.

O nosso mês foi repleto de sorrisos, de abraços, de momentos muito bons, de aprendizagem, de ensinamento e da magia do Fogo! Hoje, recordo cada dia com saudade, mas tenho a certeza que cada uma de nós deu tudo a cada um deles e que eles também nos deram a nós! Hoje sinto-me muito feliz e agradecida por este projeto! O Fogo estará para sempre no meu coração!

Catarina

Este é apenas o testemunho de uma das 6 voluntárias que estiveram neste projecto. Brevemente, poderá ler os seis testemunhos aqui.

Aqui temos um vídeo feito pela Equipa.

)

GASTagus

Written by

GASTagus

Pretendemos capacitar os jovens para a cidadania activa através da promoção de voluntariado nacional e internacional e de actividades de educação não formal.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade