GT17 — Sumaré, Brasil

GASTagus
GASTagus
Sep 3, 2018 · 3 min read

Sumaré, Sobral, Ceára, Brasil! Aqui fui feliz, aqui fomos felizes. E digo aqui e não lá, porque depois daquele mês, nunca voltamos verdadeiramente, um bocadinho de nós ficou para sempre lá, e do nosso Brasil trouxemos um pedaço enorme.

Somos o conjuntos de todas as vivências e experiências da nossa vida, mas além disso, somos o conjunto de todas as pessoas que nela passaram. E o Brasil, é, sem duvida, as pessoas. As pessoas que nos abraçam sem nos conheceram, aquelas que nos contam as suas histórias e as que nos deixam com uma lágrima sem sabermos bem como. No Brasil senti-me em casa. Mesmo estando a minha casa a um oceano de distância. Somos da familia assim que nos olham, somos amigos assim que nos abraçam porque esta é a verdadeira forma de cumprimento, porque não ha melhor maneira de conhecer alguém que num abraço.

Nesta missão fizemos tudo, fomos professores, educadores, dançarinos e construtores, fizemos de tudo, e nada nos podia ter deixado mais felizes. Ensinamos muito, mas aprendemos muito mais! Aprendemos que não precisamos de grandes coisas para se ser feliz! Precisamos de alegria e de boa disposição, de um sorriso e um abraço, mesmo que de um desconhecido. Aprendemos que quando mais damos mais recebemos, que gestos tão simples podem significar tanto, para nós e para os que nos rodeiam. Sentar numa cadeira que nos foi oferecida, ou beber um chá preparado com carinho pode significar muito mais do que pensamos.

Quando me perguntam: Como foi o Brasil? Ainda não sei bem o que responder, porque aconteceu tanto num mês, que nem sei bem por onde começar; mas ao mesmo tempo é tão dificil expressar o sentimos, o que lá vivemos. Quem esteve, sabe.

Entrámos nesta aventura porque queriamos fazer a diferença, porque todos nós temos a ténue esperança de contribuir para a mudança no mundo, e lá percebemos que não é preciso mudar todas a pessoas para mudar o mundo, às vezes basta mudar o mundo de uma pessoa só. E passado este mês percebemos que quem mudou se calhar fomos nós!

Hoje sei que cresci, sei que crescemos, e não foi num mês, foi neste ano; desde o momento em que nos conhecemos, em todos os momentos, os bons e os menos bons, os que rimos e naqueles em que choramos, nos que nos revoltamos e naqueles em que só nos apetecia cruzar os braços e desistir. Mas não desistimos, e juntos, os 6, com todos aqueles que passaram pelo nosso caminhos fomos tão felizes no nosso Brasil.

Inês Parreira

    GASTagus

    Written by

    GASTagus

    Pretendemos capacitar os jovens para a cidadania activa através da promoção de voluntariado nacional e internacional e de actividades de educação não formal.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade