5 coisas que aconteceram em agosto que você precisa saber
Nossa seleção de descobertas do mês acaba de chegar! Confira inovações que podem nos dar uma mãozinha no dia a dia, além de importantes novidades no setor da saúde.
Dois braços não são suficientes?
Cientistas do Instituto Internacional de Pesquisa em Telecomunicações Avançadas, em Kyoto, no Japão, projetaram um braço robótico que pode ser controlado poratividades cerebrais . A novidade poderá ajudar pessoas com deficiências e levanta uma nova possibilidade: o cérebro pode estender sua capacidade multitarefa para controlar mais braços do que o habitual? Os primeiros sinais apontam para sim. Já imaginou?
Eólica vai ser a segunda maior fonte de energia em 2019!

A energia proveniente dos ventos vem ganhando o protagonismo cada vez maior no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), ela ficará somente atrás da eletricidade hidrelétrica no ano que vem. Os dados são animadores: é justamente no período seco que a energia eólica ganha mais força. Neste mês, por exemplo, uma média de 14% da energia que abastece todo o país tem sido retirada de torres eólicas.
Bons ventos e notícias para o nosso o Brasil!
A primeira bateria feita de papel

Pesquisadores da Universidade de Binghamton, em Nova Iorque, desenvolveram uma nova bateria feita de papel. De acordo com a instituição, a bateria é biodegradável, leve, de baixo custo e flexível.
Vale lembrar que as baterias padrão, junto com vários outros componentes eletrônicos, são prejudiciais para o ambiente, a menos que sejam recicladas adequadamente. A novidade pode ser uma ótima alternativa para reduzir o aumento considerável de lixo eletrônico. Vamos torcer para que o projeto funcione em aplicações práticas de energia.
Cura “inteligente” para lesões na pele

Uma equipe de pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, está avançando no desenvolvimento de uma tecnologia de enxerto de pele “mais inteligente” — usando materiais que ajudem a curar ferimentos enquanto minimizam o risco de infecção. Quando finalizada, a solução será fundamental no tratamento de lesões difíceis de tratar, como úlceras diabéticas e feridas crônicas.
Como será o mundo daqui 20 anos?

Irreconhecível é a resposta da Singularity University, que fica no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Segundo a instituição, os responsáveis por essa transformação serão a ascensão do uso de inteligência artificial e a popularização de robôs e algumas tecnologias que ainda estão por vir, como é o caso do 5G, carros voadores e autônomos!
Além disso, para a instituição, em 2028, a energia solar e eólica serão responsáveis por quase 100% do abastecimento global. Os robôs começarão a ser cada vez mais comuns no mercado de trabalho, uma vez que será possível que as pessoas transfiram a consciência para avatares para estar em locais remotos do mundo e os profissionais terão modificações, como coprocessadores ou comunicação web em tempo real.
Quer saber quais foram as descobertas que marcaram o mês de julho? Clique aqui e assine nossa newsletter no formulário abaixo para não perder os conteúdos do GE Reports Brasil!
