Evasão será um dos critérios para a avaliação das instituições de ensino superior

A avaliação de instituições públicas e particulares pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) irá mudar a partir deste ano. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) reformulou o sistema atual, em vigor desde 2007, para incluir itens como o Indicador de Trajetória dos Estudantes (ITE).

Esse indicador será calculado a partir da trajetória do aluno dentro da instituição, ou seja, levando em conta a taxa de conclusão, taxa de permanência e taxa de desistência. O acompanhamento será feito anualmente, desde o ingresso no curso.

Veja as outras mudanças no Sinaes:

ENADE

O Conceito Enade passa a ser calculado segundo os níveis de proficiência estabelecidos pelas Comissões Assessoras de Avaliação de cada área avaliada. Assim, o conceito de cada curso deve expressar o valor absoluto resultante da média dos desempenhos dos estudantes.

Desempenho Observado e Esperado

O Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) será calculado com base na comparação dos resultados dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Corpo Docente

O Indicador de Desenvolvimento do Corpo Docente (IDCD) será calculado a partir de informações comparadas da trajetória indicadas nas edições do Censo da Educação Superior. Serão levadas em conta regime de trabalho, titulação e permanência dos docentes no curso de graduação.

Desempenho dos cursos

O antigo Conceito Preliminar de Curso (CPC) será substituído pelo índice de Desempenho dos Cursos (IDC). Esse leva em conta os seguintes indicadores: Desempenho no Enade (IDE), Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Trajetória dos Estudantes de cursos de graduação (ITE) e Desenvolvimento do Corpo Docente (IDCD).

Extensão

O Indicador de Desempenho de Extensão (IDEx) mede o investimento do curso em atividades de extensão. Isso será feito por meio de dados do Censo da Educação Superior e dos relatórios de avaliação do Sinaes.

Desempenho Institucional

O Índice de Desempenho Institucional (IDI) substitui o antigo Índice Geral de Cursos (IGC). Ele leva em conta o Índice Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Indicador de Desempenho de Extensão (IDEx), o Índice Nacional do Desempenho de Cursos (IIDC), o Censo da Educação Superior, a avaliação do Capes, e informações do CNPq e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.


Originally published at www.gvwise.com.br on October 10, 2016.