O que muda aos 30 anos de idade?


Ziraldo é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro.

De uma hora pra outra paramos de comemorar nossos aniversários com uma galera de amigos, paramos de promovermos festas com muita bebida e “pegação”. Esse processo acontece lentamente num período de mudanças internas, às vezes nem percebemos. É após isso tudo que começamos a nos preocupar somente com alguns salgados e a quantidade de bebida é trocada pela qualidade, assim como toda aquela galera da escola que é trocada por um número singelo de pessoas que você realmente considera seus amigos de verdade. Aqueles que mesmo que você não fará nada para comemorar seu aniversário, nem ao menos fará um convite, pois a conta bancária não permite, irão bater em sua porta e um abraço apertado irão entregar, sem hora marcada e sem cerimônias. É bom saber o valor disso.

Começamos então a programar a grande festa dos 30 anos, por mais que chegar aos 30 assuste a maioria, pois ouço quase que diariamente por aí “meu deus, já tenho quase trinta”, essa festa existe sim. E ela é pensada de maneira a satisfazer os desejos mais íntimos da gente, que anteriormente era apenas lotar a casa de amigos, hoje é saudar uma nova fase da vida, a fase aquela que a vida nos impõe decisões e carreiras brilhantes, e as escolhas mais importantes da vida da gente fazemos nesse período, acredito que essa pressão social seja a culpada disso tudo, mas se não for culpa, ótimo, encare seus 30 anos com o desejo dos 18, só que com mais maturidade e serenidade, aquilo que aprendemos a amar somente nesta fase da vida.

Passei o carnaval de 2016 entre algumas amigas quais conheço a mais de cinco anos, e quem nos conhece diria que algo está errado, ou melhor, nós mesmos achamos, passamos um final de semana pensando em como seria o feriadão se fôssemos mais jovens, incrivelmente que só estávamos entre 3 que beiram os 30 anos, e as piadas foram as diversas, “as veinhas”, “as avós”, e por aí vai. O mais divertido disso tudo, foi perceber o quão bom é chegar a esta fase, o quão bom é ver minhas amigas mais novas, já tendo reações da terceira década no sangue, conseguimos assim desfrutar de ambiente calmo e agradável para todas. Tirando a parte de uma festa maluca que acontecia na segunda à noite, pois bem, incompatibilidades acontecem em diferentes idades. Mas uma coisa ficou comprovada, é bom ser a mais velha, é bom poder dialogar entre as demais sobre as mudanças reais e drásticas que acontecem interiormente. Duvido que você já não tenha ouvido a frase: “a mulher chega ao auge sexual aos 30 anos!” Pois bem, vou pular a parte intima, mas assino em baixo dessa frase. Afinal, sexo e maturidade são a melhor combinação. Acreditem!

Pensem juntarmos, “sexo, maturidade e profissão”, é como se fosse o triplo X dos 30 anos, a performance sexual e o prazer ganham força total e as coisas fluem com mais delicadeza e sutileza, a maturidade nos auxilia no convívio diário com diversas pessoas, conseguimos discutir assuntos e trocar ideias de forma civilizada, aceitando as diferenças e compreendo coisas que estão distantes de nossas realidades, e certamente você estará sendo encaminhado para sua profissão, aquela que passou estudando na segunda década de sua vida, mas não se iluda tanto assim, essa também será a fase que irá questionar se é isso mesmo que você quer para o resto da vida.

Será aos 30 anos que você percebera que tudo que aconteceu anteriormente era apenas uma manobra que fez você sofrer, aprender, passar os limites, fraquejar e vibrar aprendizados para chegar agora, gritando com orgulho que tens 30 anos e será nesse momento que você aprenderá a lidar com o mais novo item que fará você perceber a maravilha de chegar aos 30 anos, o amor. Não sofrerá mais como antes, sua maturidade emocional será por você controlada, lidando com sentimentos de forma saudável, além de saber onde o encontrar e a hora de deixar.

Construirá castelo de pensamentos, livros, meditações, férias, consumirá comidas gordas e saudáveis ao mesmo tempo em busca de plenitude e calma, por isso, viva e vibre essa fase de sua vida fazendo as melhores escolhas, e suas escolhas são tão intimas quanto dividir isso tudo ao lado da pessoa que escolheu para compartilhar, e eu escolhi a todos vocês.

Vibrem a terceira década! o/