Ódio eterno ao futebol moderno?

Hoje, durante uma pífia apresentação de trabalho na faculdade, reparei que um dos grupos subsequentes tratava do tema “tribos” em sua apresentação. O tema trazido tinha enfoque mais social, e antes que o leitor pense em parar de bocejar, te garanto que não foi mais uma daquelas ações segregadoras que atrapalham mais do que ajudam na homogeneização social.

Enfim, para leigos, uma tribo é qualquer grupo de pessoa que se identifica com outra pessoa em algum costume ou estilo de vida.

“Cara, quer ir logo ao assunto ? Você dá um título desses e começa a falar essas baboseiras ai.”

Muito bem, como eu estava dizendo, é possível perceber inúmeras tribos no cenário nacional esportivo. Entre elas, ficam muito evidentes, nos dias de hoje, as tribos que declaram amor ao futebol moderno e as que assumem o ódio as mudanças. E por isso o título.

É bom deixar claro o que se entende como futebol moderno. Estádios elitizados, ingressos caros, bandeiras, rojões, sinalizadores e estudos aprofundados. Sim, toda a parte conceitual que define a nova formação do profissional do futebol passa por mudanças que outrora não fazia parte do ambiente do futebol.

Chegamos a uma parte crucial do raciocínio .

“Para cara, eu adoro analisar o jogo com meus amigos do twitter, mas odeio esses frufrus ai do futebol moderno. Tudo besteira o que você ta dizendo.”

Pertinente e educado como de costume, nosso amigo, trouxe a reflexão do dia.

A dicotomia que costuma se formar no futebol, aquela que diz que ou você ama algo ou odeia. Ela obviamente está presente em todas as tribos e precisa acabar. A intolerância é inimiga do debate saudável. Como dizia Umberto Eco:

“Fundamentalistas dão um toque arrogante de intolerância e rígida indiferença para aqueles que não compartilham as suas visões de mundo”

Compartilhe sua visão de futebol sem medo de repreensões e, acima de tudo, se permita experimentar de todas as fontes. O futebol precisa das duas tribos pra sobreviver, elas só não descobriram isso ainda.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade