Fábrica de Jogos organiza Game Jam neste final de semana

Marque aí na sua agenda: nesta sexta-feira (05/10) o site Fabrica de Jogos irá organizar uma Game Jam de 24 horas para que os participantes criem um jogo sob um tema específico a ser definido no dia. O objetivo do evento é promover um espaço de rede de contatos, aprendizagem e união entre desenvolvedores de jogos iniciantes a mais avançados. O evento também conta com o apoio do Blog Diogo Pimenta, a Escola Brasileira de Games e do Marcos Game Dev.

O evento é gratuito e aberto ao público e totalmente digital. Deste modo, não será uma Game Jam com espaço físico definido. O tema será apresentado em uma live do youtube no canal do Fábrica de Jogos. A partir deste programa, os participantes terão até às 21hs do dia 07 de outubro para entregar um jogo completo a partir do tema informado. Esta live ocorrerá entre 20:30 e 21:00 do dia 05 de outubro, antes do evento. Todas as atividades e compartilhamento de ideias entre equipes ocorrerá no servidor Discord do Fábrica. Também será nesse espaço que terão contato com os mentores, ou seja, pessoas que já participaram do Fábrica e que tem experiência em games nas áreas de game design, arte e programação.

Esses mentores ajudarão os participantes nos projetos a serem criados e orientarão nas dúvidas durante a Game Jam. Para participar há algumas regras: você deve ser estudante brasileiro que estuda independente (sem vínculos institucionais) ou que pertence a uma instituição de ensino pública ou privada nacional, todos desenvolvedores que não são profissionais. Outras pessoas fora desse escopo podem participar, porém não concorrerão a menções honrosas que valem prêmios nem serão avaliados para essa premiação pelos mentores.

De acordo com o Fábrica, caracteriza-se profissional como alguém que trabalha já em estúdios de jogos ou que já tenha um portfólio de jogos com vendas significativo. Portfólio de 3 jogos profissionais e 2 anos de experiência ou de abertura da empresa. Os jogos, para participar de menções honrosas e premiações, precisam ser nas plataformas web e PC. Podem desenvolver em outras (inclusive jogos analógicos), porém não serão avaliados para premiação nem menções honrosas.

Ainda de acordo com os organizadores, os softwares de desenvolvimento do jogo do evento são livres. É possível também os participantes fazerem lives na comunidade Twitch do Fábrica, compartilhando o seu desenvolvimento durante o evento. Para participar, basta ler o regulamento contido no site e ver procedimentos de inscrição. Recomenda-se atenção a esses detalhes, pois eles podem custar sua classificação no evento para as próximas etapas.

Serviço — Game Jam Fábrica de Jogos

Onde: Lives no Youtube do Fábrica e Participação via Discord

Quando: 21:00 de 05/10/2018 até 21:00 de 07/10/2018 (48 horas)

Quanto: Gratuito

Quem pode participar: Estudantes brasileiros de instituições de ensino público e privadas ou autônomos nos estudos. Outros fora desse público podem participar, porém não concorrem a menções, prêmios nem serão avaliados pelos mentores.

Regulamento: https://www.even3.com.br/gamejamfabrica2018


Originally published at GameReporter | Cultura Gamer.