Jogo do Coelho Branco é opção do bem contra a Baleia Azul, co-criadora conta como surgiu a ideia

Certamente você já ouviu falar no infame Jogo da Baleia Azul, aquele em que jovens cumprem desafios e acabam por tirar a própria vida no final. Pois bem, o fenômeno tornou-se pauta de todos os jornais brasileiros à medida que jovens relataram ter participado do jogo e foram aliciados por administradores. Felizmente existem pessoas dispostas a combater a influência desse jogo tão perigoso, como é o caso do Jogo do Coelho Branco.

O Jogo do Coelho Branco consiste em 15 tarefas elaboradas por estudantes do ensino médio técnico para a disciplina de Programação de Jogos Digitais da FECAP, sob supervisão da professora Evelyn Cid. A ideia é propor desafios para que os jovens cumpram, porém com a diferença que o objetivo final é bem intencionado. O GameReporter entrevistou a professora e supervisora do projeto, a Evelyn Cid, para falar mais sobre esta ótima ideia.

Confira a entrevista sobre o Jogo do Coelho Branco com a Evelyn Cid:

A professora Evelyn Cid nos explica como funciona o jogo do Coelho Branco
A professora Evelyn Cid nos explica como funciona o jogo do Coelho Branco

GameReporter: O que é o jogo “Coelho Branco”?

“Coelho Branco” é um jogo que tem como objetivo a valorização da vida, opondo-se, assim, aos princípios do jogo “Baleia Azul”. Apela-se para a positividade, através de 15 desafios, com dicas de como valorizar a família, os amigos e fazer autoelogios.

GameReporter: Como surgiu a ideia do Coelho Branco?

O jogo “Coelho Branco” foi criado durante uma conversa com os alunos do curso de Programação de Jogos Digitais. Os alunos são fascinados por jogos, estudam isso no seu dia a dia. Eles pensaram em fazer um jogo para reverter a imagem negativa transmitida pelo jogo “Baleia Azul”, de modo a proporcionar o bem-estar.

img_1521

GameReporter: Esses quinze desafios têm qual finalidade?

A finalidade dos desafios é proporcionar a cidadania, a cultura, a amizade e a valorização pela vida.

GameReporter: No caso de “Baleia Azul”, existe um fim trágico. Como é o final do jogo “Coelho Branco”?

O desafio final consiste na arrecadação de agasalhos e cobertores para doar a quem precisa. Por exemplo: uma entidade beneficente, moradores de rua. Os jogadores terão que “colocar a mão na massa” e criar uma campanha que envolva todos os alunos da Fecap.

GameReporter: Para quem é indicado o jogo “Coelho Branco”?

É recomendado para jogadores que gostam de desafios.

img_1541

GameReporter: O jogo está restrito aos alunos da Fecap ou já está aberto para toda a comunidade? Como faço para participar do jogo?

Neste momento, o jogo está restrito aos alunos da Fecap. A princípio, ele está reservado aos alunos da Fecap, mas temos planos de torná-lo disponível a todos, assim que o jogo for concluído.

GameReporter: Quem são os administradores do jogo “Coelho Branco”? Quantas pessoas estão envolvidas no projeto?

Sou a curadora do jogo. Existem cinco mentores para monitorar os desafios e, aproximadamente, 60 alunos envolvidos no jogo.

GameReporter: Se determinado jovem apresenta sintomas de depressão, o jogo pode ajudá-lo em qual aspecto?

O jogo tem o objetivo de proporcionar ao jogador a valorização da vida, ajudando a melhorar sua qualidade de vida, através do bem-estar. Dessa forma, espera-se que o jogo contribua para que o jovem adquira mais autoestima e supere a depressão. Contudo, cabe observar que cuidados de saúde precisam ser feitos com a ajuda de profissional especializado. Do ponto de vista escolar, por meio do jogo o nosso objetivo é fundamentalmente educacional.

img_1542

GameReporter: Como será a estratégia para tornar o jogo popular entre os jovens?

Ocorrerá divulgação por meio das redes sociais.

GameReporter: Por que o nome “Coelho Branco”?

Na aula de roteirização, os alunos aprenderam que diversos jogos trazem ideias transmitidas em grandes filmes. Assim, eles relacionaram o objetivo dos jogos com filmes. “Não gosto de pensar que não controlo minha vida” foi uma ideia relacionada ao filme “Matrix” e “Seguir o Coelho Branco e viver uma aventura” foi uma questão associada a “Alice no País das Maravilhas”.


Originally published at GameReporter | Cultura Gamer.