League of Legends: UNILoL atinge marca de 50 clubes cadastrados

Há alguns meses atrás falamos sobre a intenção da Riot Games em criar o UNILoL, portal universitário lançado para que estudantes de todo Brasil possam cadastrar clubes de League of Legends de suas faculdades. Pois bem, a iniciativa foi muito bem sucedida e já conta com mais de 50 times cadastrados. Entre as instituições participantes estão a USP (Universidade de São Paulo), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica), UFC (Universidade Federal do Ceará), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UNB (Universidade de Brasília), FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura), entre outras.

O UNILoL não é um torneio e sim um hub, que lista todos os clubes universitários do país com base em sua localização geográfica. Além de criar um ambiente online único, através do qual os estudantes podem cadastrar e consultar os clubes das instituições, o UNILoL também fornece dicas de como dar visibilidade para os times, oferece apoio às faculdades na organização de torneios e o responsável pelo clube ganha um canal direto com a Riot Games e também com outros líderes de grupos. É por meio desse hub que os alunos podem organizar eventos em conjunto e, é claro, contribuir para o crescimento do cenário universitário.

“O nosso objetivo é criar um espaço permanente que conecte jogadores de LoL de uma mesma instituição”, diz Fabrício Santos, especialista em projetos na Riot Games no Brasil e responsável pelo UNILoL. “Criar conteúdo e serviços para o jogador dentro do espaço universitário foi o caminho encontrado pela Riot para impulsionar a comunidade brasileira de estudantes”, completa Santos.

Uma das diferentes formas de apoio que a Riot Games tem oferecido ao cenário competitivo universitário, desde o lançamento do projeto, é a cobertura dos torneios no site do UNILoL, como ocorreu com o TUES II (Torneio Universitário de e-Sports), que contou com a participação de times representantes de diversas instituições, como Mackenzie, UFABC (Universidade Federal do ABC) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Clique aqui para conferir a cobertura da grande final. Além disso, vale destacar que League of Legends foi incluso na lista de modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). A próxima edição será realizada em outubro, em Goiânia.

Os estudantes interessados em criar um clube devem acessar o portal do UNILoL e preencher o cadastro. Lembrando que é importante incluir uma carta de apoio formal da instituição ou atlética da faculdade — há um exemplo de carta disponível na página de cadastro.


Originally published at GameReporter | Cultura Gamer.