PUCSP recebe evento dedicado a debater rumos da gamificação

Que a gamificação está sendo utilizada por diversas empresas ao redor do mundo e que são formas diferentes e inteligentes de alavancar a produtividade dos funcionários, você já sabe. Mas você sabe quais os rumos de utilização da gamificação no contexto contemporâneo? Para quem está ávido por saber mais sobre gamificação e as tendências para o futuro, a PUCSP convida todos a um debate dedicado à investigação sobre conceitos, críticas, práticas, ferramentas e métodos atinentes ao jogo (play) a fim de promover novas discussões que explorem, em extensão e profundidade, as singularidades e potencialidades da gamificação em contextos nacionais e internacionais.

O encontro é organizado pelos professores Lucia Santaella, Sérgio Nesteriuk e Fabrício Fava e tem data marcada para ocorrer no próximo dia 14 de outubro (sexta-feira). Entre os apoiadores do projeto estão o Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD — PUC/SP); o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi; e o Grupo de Pesquisa em Design, Entretenimento e Educação (DEED) da Universidade Anhembi Morumbi.

O evento tem quatro horas de duração e tem uma sessão de debates e palestras de duração média de 30 minutos. Vai ser bastante conteúdo explicado de maneira fácil e divertida. O encontro é extremamente indicado para desenvolvedores e empresários que vêem nos jogos eletrônicos mais do que um hobby, mas também uma ferramenta de trabalho lúdica e educativa.

Para participar do encontro, basta preencher a ficha de inscrição no site especial.

Abaixo tem a programação completa:

9h — Abertura com Lucia Santaella.
 9h30 — A emergência da gamificação na cultura do jogo — Fabrício Fava
 10h — Gamificação em Educação: revisão sistemática da literatura — João Mattar
 10h30 — Intervalo
 11h — Design Educacional em jogo — Paula Carolei e Romero Tori
 11h30 — Design, Gamificação e Educação a Distância: ensaio crítico sobre
 o processo de gamificação de um conteúdo da Filosofia — Priscilla Garone e Sérgio Nesteriuk
 12h — Gamificação e a essência do jogo: como a externalização da
 recompensa pode tornar a atividade sem sentido — Alan Richard da Luz
 12h30 — Cultura e Gamificação: questões que antecedem o Marketing
 Fabrizio Poltronieri (apresentação em vídeo)
 13h — Encerramento

Serviço — Simpósio Gamificação em Debate

Quando: Sexta, 14 de outubro às 09:00–13:00

Onde: Centro TIDD — Tecnologias da Inteligência e Design Digital — Rua Caio Prado, 102 — Consolação, 01303–000 São Paulo


Originally published at GameReporter | Cultura Gamer.