Simpósio Brasileiro de Jogos (SBG 2017) terá workshop de jogos e saúde

GameReporter
Aug 15, 2017 · 3 min read

O SBG 2017 (XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital) vêm aí e uma das atividades mais interessantes será o II Workshop de Jogos e Saúde. Basicamente objetivo é disseminar e discutir iniciativas de desenvolvimento e aplicação de jogos na área de saúde. Este evento é resultado de um esforço conjunto entre as Comissões Especiais de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) e de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da SBC.

Assim, o II Workshop de Jogos e Saúde será um fórum privilegiado de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento de jogos, agregando pesquisadores, desenvolvedores e interessados na interface produtiva entre jogos digitais e saúde, entendida nas suas dimensões fisiológicas, psicológicas, sociais e coletivas. Assim, pretende-se consolidar um espaço fértil para discussão, ação e produção de conhecimento neste campo emergente e passível de representar grandes benefícios para a sociedade.

De acordo com os organizadores, além de palestras, o espaço contará com demos e mesa redonda a submissão de resumos que serão apresentados durante o evento em formato poster. Espera-se que haverá uma troca de experiências entre os pesquisadores e a comunidade da área de jogos e saúde.

A fim de enriquecer ainda mais o SBG, a organização convida os autores a e pesquisadores da área a submeter artigos científicos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras nas áreas de Jogos aplicadas à Saúde. A lista não exaustiva de tópicos de interesse inclui:

  • Jogos aplicados à saúde
    · Jogos para promoção a saúde
    · Jogos comerciais de entretenimento e sua relação com a saúde
    · Jogos para ensino de saúde (usados em sala de aula)
    · Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde
    · Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde
    · Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde
    · Uso de jogos na educação de profissionais em saúde
    · Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos de saúde
    · Uso de jogos em terapias
    · Uso de jogos nas políticas de saúde

Deve ser utilizado o formato definido pela SBC — Sociedade Brasileira de Computação. Os artigos submetidos devem ser anônimos, não contendo nomes, endereços ou outras informações que possam identificar seus autores. Todos os artigos devem estar no formato PDF e poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês. Nesta edição teremos apenas a submissâo de resumos de no máximo 1 (uma) página para serem apresentados em formato poster. A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do Sistema JEMS. As submissões de artigos já estão abertas e o prazo encerra no dia 18/09/2017. Todo o calendário está no site da SBG.

Publicação da Programação Definitiva

Serão incluídos na programação definitiva e publicados apenas os resumos com versão final entregue, pelo menos um coautor já inscrito no evento e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente assinado. Os trabalhos aceitos serão convidados a escrever uma versão estendida para uma edição especial que pretendemos ter numa revista científica a ser definida.

Serviço — SBG 2017

Quando: 2 a 4 de novembro

Onde: PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) — Rua Imaculada Conceição, número 1155

Site: http://www.sbgames.org/sbgames2017/home


Originally published at GameReporter | Cultura Gamer.

GameReporter

Written by

Blog de Cultura Gamer! http://gamereporter.uol.com.br. Também no Facebook: http://fb.com/gamereporter e no Google Plus: https://plus.google.com/+GameReporter/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade