Cê prefere olhar pra cima no fundo do poço, ou olhar pra baixo com a corda no pescoço?
Recentemente eu vi um stand up onde o cara fala sobre se auto boicotar, que ele sofre desse problema. O que eu achei muito legal porque eu sempre disse isso, sobre o quanto eu sou o meu maior sabotador, mas também me deixou puto por eu nunca ter dito isso em algum lugar, e agora falar sobre isso não parecer mais tão original.
Eu sempre me auto sabotei, sempre fui meu maior problema. O que é um caos uma vez que se você sabe os planos de quem você quer derrotar, você está um passo à frente.
Imagina um cenário onde você está participando de uma maratona ok? E nessa maratona você é o único participante, então é vitória certa. Mas você ainda assim corre, dá seu máximo, e na reta final você mesmo põe o pé na sua frente e cai. É exatamente assim que funciona na minha vida
O meu caso é um pouco diferente do caso citado no stand up em questão. Porque lá ele fala sobre você pensar “Vou fazer x” e uma voz na sua cabeça diz “Faz y”. Comigo não, a voz é mais sutil, eu não me pego pensando “Será que vai dar certo?” sou eu mesmo digo que não. Não existe uma segunda voz na cabeça. Ninguém me diz que vai dar errado, eu simplesmente sei disso.
E tudo isso me faz viver numa melancolia maluca, você vê seus planos dando certo em outras pessoas, planos que você tinha como certo, mas que simplesmente você disse a si mesmo que não funcionaria, e então não funcionou. Porque pra funcionar, você depende de si, e quando você não tem nem a si mesmo como aliado, quem mais você espera que lhe ajude?
E essa parte é a mais complicada de todas, quando você é o causador dos seus fracassos, você não tem um bode expiatório, você não tem um algoz, você é o seu próprio carrasco. E você se vê numa situação de completo desamparo, perdido em meio a você mesmo, sem vislumbrar um futuro a curto ou a longo prazo.
Porque tudo para os outros funciona e pra você não? E você sabe a resposta, você tem a resposta, mas você não consegue fazer nada a respeito. Ou até consegue, mas você não se sente motivado, você não se sente capaz.
Eu sempre disse, que todo mundo deveria recorrentemente entrar em uma tristeza controlada, não como meio de auto boicote, mas para preparar o terreno. Você precisa estar preparado para quando cair no fundo do poço, então de vez em quando é bom fazer a manutenção do poço, desça com uma corda e uma lanterna nele, coloque uns travesseiros no fundo, grava bem a subida. Pra quando você cair não se sentir tão desamparado e perdido.
Mas eu já não me sinto mais tão certo disso, talvez em uma tentativa de controlar decepções esperando pelo pior eu deixei de aproveitar o que eu tinha de bom, ou o que eu agora tenho de bom. É complicado se ver numa situação dessas é claro. Mas eu ainda me recordo da subida do poço
