Você acabou guardando as suas notas de dólar antigo e não sabe o que fazer com elas? Pode ser um prejuízo bem grande ficar guardando elas na carteira e não saber o que fazer com elas.

Assim como diversas coisas acabam sendo desvalorizadas com o passar dos anos, de acordo com o Banco do Brasil o dólar também é desvalorizado. Como no caso da moeda antiga, não são todas as casas de câmbio que aceitam o seu valor integral, sendo assim, a perda na maioria das vezes acaba sendo entre 10 a 20%.

Nossa missão hoje é explicar o que você pode fazer com o dólar antigo. E se há locais que aceitam a moeda antiga ou se compensa mais trocar pela nova. Vamos lá?

Ainda posso usar o dólar antigo?

Vou responder a pergunta com uma realidade nossa aqui no Brasil, as notas de um real já foram extintas tem alguns anos. Existem pessoas que ainda as guardam para fins de coleção, mas vamos supor, que você realizou uma compra e quer pagar com a nota de um real ao invés da moeda de um real.

Muitos estabelecimentos vão negar a nota pelos seguintes motivos:

  • A nota não é mais utilizada
  • A nota não apresenta mais valor para o comércio
  • Falsificação de notas antigas
  • Difícil autenticação

O mesmo aqui acontece com o dólar, muitos estabelecimentos tem evitado aceitar as notas de dólar antigas, pois o ideal é seguir um padrão no qual todas as notas tenham a mesma característica. Além dos quatro exemplos que acontecem acima.

Como sei que o meu dólar é antigo?

As notas mais antigas são as que possuem o presidente Benjamin Franklin, essa nota de dólar já não é mais aceita por diversos estabelecimentos. A versão de 1996 ainda continua sendo aceita pelo mercado, ela tem as seguintes alterações com o modelo anterior:

  • Imagem maior do presidente Benjamin Franklin
  • Número 100 tem a cor alterada
  • Diferente inclinação do papel
  • Maior proteção contra falsificação

Este modelo ainda é aceito no mercado americano, porém, vale ressaltar que ela vai ser tirada de circulação no ano de 2020. Sendo assim, já vale a pena adiantar o processo e começar a trocar as notas de 1996 e ficar com as de 2013!

A nota de dólar mais recente que temos é a de 2013, ou seja, com dezessete anos de diferença! Ela possui as seguintes especificações:

  • Fita azul em 3D
  • Imagem de sino
  • Número 100 varia de cor
  • Baixo risco de falsificação
  • Maior proteção

Muitos locais dizem que todo país que aceita dólar deve aceitar toda moeda que você está levando de dólar. Na verdade as coisas não funcionam mais desse jeito, por isso, não corra o risco. É menos arriscado você ir viajar com notas mais novas do que com notas mais velhas.

Como trocar o dólar antigo?

As opções para trocar o dólar antigo são várias, uma das alternativas é trocar no Departamento de Tesouro Americano, através da carta registrada ou pelo seguro.

As casas de câmbio aqui no Brasil também fazem a troca da moeda antiga, mas como já comentamos anteriormente, no momento da troca ela sofre uma desvalorização entre 10 a 20%, isso depende do local em que você vai fazer a troca.

Você também pode tentar fazer a venda nas casas de câmbio ao invés da troca. Ou então fazer a venda nas casas de câmbio inseridas nos próprios Estados Unidos. Só tenha em mente que o valor vai ser um pouco menor do que o valor original, mas as notas ainda são compradas pelas casas de câmbio.

Outra opção interessante é enviar as notas para o Bureau of Engraving and Printing, que fica nos Estados Unidos, se a quantia for pequena, você pode enviar a sua correspondência, inserindo seus dados básicos como:

  • Nome completo
  • Endereço em que reside
  • Telefone para contato

Eles não cobram nenhuma taxa no momento da troca e quando a troca está pronta, eles fazem a entrega e emitem um cheque feito pelo US Treasury check. Mas a gente recomenda, se a quantia de notas antigas for muito alta, é melhor fazer através das outras opções!

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto de como trocar o seu dólar antigo pelo novo. Ou se preparar para a sua viagem, acesse o nosso site: https://www.cambiostore.com/dolar e veja todas as coisas que temos a oferecer.

from Câmbio, Viagens e Economia https://www.cambiostore.com/blog/dolar-antigo
 via https://www.cambiostore.com/blog

 from Sophia Krischock https://sophiakrischock.tumblr.com/post/162047652262
 via https://sophiakrischock.tumblr.com/

Originally published on Tumblr

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.