Você é um Entrepreneur ou um “Wantpreneur” ?

Parece que qualquer um gosta de se chamar de empreendedor atualmente, buscam o glamour e o status de ser a próxima grande história de sucesso.

A verdade é que centenas e milhares de aspirantes a empreendedores pensam que têm uma ideia vencedora mas nunca partem para a ação e nunca se dedicam para fazer crescer um negócio de sucesso. Eu chamo essas pessoas de “wantrepreneurs”, são fãs do empreendedorismo e só.

Há algumas características chave que separam empreendedores dos “wantrepreneurs”, mas passado algum tempo, percebi que 3 traços são mais comuns:

  1. Paixão pelo negócio

Você ouve tantos empreendedores dizerem que você precisa estar apaixonado pelo negócio que você está trabalhando, mas raramente você ouve que é necessário estar apaixonado pelo negócio como um todo.

Uma mudança sutil na linguagem, mas uma diferença enorme na forma que você encara os negócios. Aqueles que atingem o sucesso dificilmente são apaixonados por um segmento específico, elas são apaixonadas por negócios.

Para transformar uma ideia conceitual em um negócio de sucesso, você precisará convencer investidores, clientes, parceiros e colaboradores para acreditarem em você e na sua visão. Se você não for 100% convincente e apaixonado sobre o seu produto / serviço, como alguma dessas pessoas poderá ser?

Deixe-me fazer uma pergunta: Se você tivesse todo o dinheiro e tempo do mundo, você ainda se dedicaria em fazer o seu negócio crescer? Se a resposta a esta questão for não, então desista agora mesmo. Você evitará a muita perda de tempo, dinheiro e stress.

Na minha opinião, empreendedores reais são guiados pela paixão e pelo amor ao negócio, “wantpreneurs” são guiados pela ideia de ser um empreendedor.

2. Preferência pela ação

Uma vez que começou a empreender, ir para a ação é o que realmente importa. Empreendedores vão para ação, mesmo quando o seu website, protótipo ou produto não estão completos.

Não se preocupe se você achar que ainda não está pronto, você aprenderá mais indo para ação do que lendo qualquer livro. Os livros não preparam você para os cenários de negócios do dia-a-dia e nem definem as metas e visão de negócios que você deseja.

Empreendedores reais fazem o que dizem que farão; “wantrepreneurs” falam sobre o que nunca farão.

Não deixe que você fique paralisado pela informação, vá para ação.

3. Sacrifício

“Wantrepreneurs” têm uma visão idealista do que é ser um empreendedor. Eles podem imaginar que ser empreendedor é a forma mais rápida de se tornar rico ou de ter controle da sua própria agenda ou de serem seus próprios chefes e não terem que responder a ninguém. Mas não responder a ninguém significa que você precisará ser extremamente disciplinado e duro com você mesmo, mais do que qualquer chefe que você teve no passado.

Controlar a sua própria agenda significa apenas que você trabalhará muito mais porque terá muitas ideias, atividades e projetos que precisam ser feitos.

Por outro lado, empreendedores de sucesso usam lucro como medida do seu próprio sucesso, sabem que longas horas de trabalho são necessárias para “fazer acontecer” e entendem a palavra atalho só vem antes de sucesso no dicionário.

Você terá momentos de total desespero e frustração se você for louco para ser empreendedor, mas você terá momentos de insana realização.

E aí? Qual a sua escolha? Empreendedor ou wantpreneur?