Eu não passei na usp e o que eu poderia ter feito nos dois anos em que fiquei tentando
Eu poderia ter construído um apartamento, cuidado melhor do meu cachorro (que precisei doar, porque ficou tempo demais sozinho e não era justo com ele, tadinho), começado um relacionamento com um cara que gostava (não teria durado, mas eu poderia ter tentado), lido oitenta livros (por ano), aprendido a beber tequila sem ficar com amnésia (exige muita prática), aprimorado meus conhecimentos em fotografia, criação, escrita, manicure e massagem nas costas. Poderia ter aprendido a dirigir, começado e terminado de assistir Grey’s Anatomy, House M.D. (consegui tardiamente), todos os filmes do Harry Potter e assistido Senhor dos Anéis (só um, pra assistir todos eu levaria uns seis anos).
Nos dois anos que passei tentando entrar na USP, eu poderia ter conhecido vários restaurantes legais (e poderia ter pago a conta pra mim e +1 com o dinheiro que gastei com material e cursinho), bebido cervejas artesanais, de trigo, aromatizadas e com toque de café de várias marcas e lugares diferentes. Poderia ter ido caminhar no parque, feito aulas de natação, musculação e zumba.
Poderia ter aprendido a me vestir melhor pra abrir mão dos chinelos de dedo (muito feios) que eu ainda insisto em usar.
No tempo em que perdi tentando entrar na USP eu poderia ter ido conhecer as cidades próximas de São Paulo que, tenho certeza, carregam muitas histórias nas paredes, nas esquinas e nos sebos que abrigam. Depois ter aprendido a dirigir, poderia ter ido pra praia num dia a tarde só pra ver o pôr-do-sol. Poderia ter ficado bêbada de vinho no happy hour de uma sexta-feira quente de dezembro.
Poderia ter terminado de escrever meu livro, gravado mais vídeos pro meu canal do YouTube, escrito um EP inteiro de músicas autorais.
Se eu não tivesse perdido dois anos tentando entrar na USP, poderia, hoje, ter mais público pra minha empresa de fotografia, estar a um ano da formatura na faculdade e com um emprego que me pagasse mais do que meus freelancers.
Eu não passei na USP e tentar foi a maior merda que eu fiz, mas, céus, diariamente agradeço por ter desistido antes de perder a chance que tive no último ano de conhecer o amor, ler livros lindos, aprender teoria de linguagem e ter aula teórica de fotografia (pra me certificar de que sou péssima com teorias, mesmo).
Desistir de entrar na USP foi a melhor decisão que já tomei na vida, não me canso de repetir.