A má noticia vem do Congresso nacional. Desesperados suas excelências tentam a todo custo armar arapucas contra o já sofrível sistema eleitoral. Voto em lista do partido. Você seria capaz de me dizer apenas três diferenças entre o PSDB, PMDB, ou o PDT? Ou a diferença entre o PROS PDS, PAN, DEM, PP ou ainda PPS, e o PC do B? Impossível separar ideologias nessa sopa de letrinhas em que se transformaram os partidos políticos do Brasil.

Quase a totalidade não tem ideologia nenhuma, são arapucas dirigidas por espertalhões que vendem seus tempos (pagos pelo eleitor) de televisão e/ou vivem do vergonhoso fundo partidário. Pois é, apesar disso suas excelências estão querendo dizer que “votando no partido o eleitor estará votando nas diferenças ideológicas e não em pessoas”??

Deve ser brincadeira do Tiririca? Gente, talvez porque estou ficando velho, mas essas idiotices repetidas por gente teoricamente inteligente me incomoda. E incomoda muito, afinal a grande massa do eleitor brasileiro gostava de eleições porque era feriado, agora nem isso, a eleição cai num domingo.

Medidas que fariam com que os políticos tivessem que trabalhar de verdade pelo seu voto, nem de longe. Reforma de verdade tinha que ter voto distrital puro. Eles estão propondo misto, porque primeiro você vota no partido — garante os caciques — depois em um candidato de seu agrado. Mas o cacique já esta no topo da lista do partido e com sua eleição garantida.

E o seu candidato? Bem, o seu candidato serviu para eleger o cacique. Simples assim. A proposito, você sabe o que seja uma emenda parlamentar? Pois é, a tal emenda parlamentar é uma grana que o governo libera para o Estado ou Município do deputado ou senador, para que ele faça a distribuição entre seus governadores, prefeitos e vereadores.

Ou seja, o governo esta comprando o voto do deputado para que ele vote como governo. Exatamente como o Presidente Temer esta fazendo agora para conseguir os votos necessários para aprovação das reformas. Você sabe o que isso cria? Cria o custo brutal da maquina publica brasileira que esta sendo paga por você.

Aliás, tem um comentário na imprensa dizendo que o Presidente Temer esta liberando mais emendas parlamentares que a ex-presidente Dilma. Em outras palavras, esta distribuindo mais dinheiro que a Dilma. Pudera, a ex-presidente não queria reformar nada! Mas a aprovação das reformas, se acontecerem, vai custas caro para você eleitor. Pessoas, a má noticia da semana é que o Congresso esta tentando pela enésima vez enganar a população, armando artimanhas para, literalmente roubar o seu voto que, lembre-se é obrigatório.

Não sei se estou sendo claro. Todas as medidas são tomadas para que os profissionais da politica sejam eleitos com o menor esforço possível, com o dinheiro público. E querem mais dinheiro publico, porque agora o caixa das empresas não poderá mais sustentar a vergonhosa maquina politica montada a partir da corrupção generalizada implantada no País para garantir eleições mais fáceis para quem já chegou lá.

Like what you read? Give Hiram Souza a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.