O BRASIL E O MUNDO

TRUMP O CANDIDATO QUE NINGUÉM QUER VAI CHEGANDO

Aparentemente inexplicável o avanço do agora oficial candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump. Tenho por habito acompanhar as eleições americanas, seu formato e desenrolar. Gosto do jeito que eles fazem política. Quando o Trump começou, eram 17 candidatos a candidato, isso no só Partido Republicano. O “tiririca” deles foi indo, foi indo e com um discurso absurdamente populista (as vezes me lembra a nossa presidentA Dilma Rousseff) chegou na goela do partido que teve que engoli-lo.

Os cinco pontos básicos da campanha de Trump à Casa Branca são:

Emigração — Expulsar todos os ilegais. O povão de lá gosta porque vai ter menos “cucarachos” disputando os empregos, e os sindicatos poderão brigar por melhores salários para os americanos.

Saúde — Revogar o “Obamacare” com mais empregos os americanos poderão pagar por seus planos de saúde. Faz sentido, difícil é chegar lá.

Política Externa — Aumentar o arsenal nuclear. Isso agrada a forte industria bélica americana.

Economia — Aumentar empregos, reduzir impostos, aumentar salários para a classe media. Isso é musica para o eleitorado. Mas não diz como vai fazer isso.

Porte de Armas — Endurecer as leis, mas é contra aos projetos de restrições ao uso de armas. Musica para o ouvido da forte industria bélica americana.

Eu e os fãs de carteirinha da Hillary, estamos começando a ficar preocupados, embora não consiga ver o conservador eleitorado americano votando no belicoso Trump.