A Felicidade Simples

Uma Crônica

As oportunidades de estar sentado à espreita, reservado em meu silêncio, estas não me faltam. Para ser sincero, são quase rotineiras! Estou em diferentes bancos, a observar as mesmas pessoas que compõem essa universidade.

Hoje, em especial, algo chamou minha atenção. Já havia reparado, é verdade, que existem diferenças claras entre funcionários e alunos. Imaginei que eram um produto da diferença de gerações, ou, talvez, das formalidades profissionais, das cores de seus uniformes, de um tom bem claro de azul. Ou ainda, quem sabe, o vocabulário menos rebuscado, quase a fala do caipira, que tanto gosto e que me aproxima muito mais destes.

Quem sabe pareça um tanto bisbilhoteiro, mas confesso que ouvi suas conversas. E foi a partir delas cheguei a uma conclusão: os funcionários são, de fato, mais felizes do que os alunos. Sua alegria não se mostra nos inúmeros grupos descontraídos de alunos a vangloriar-se, — buscando a aprovação de seus colegas — , do resultado de mais uma noitada. Tampouco são tão sorridentes como os estudantes. Contudo, sua alegria se escancara no modo de falar, ao soltar um “ade” ou então um “capaz” ao ouvir do colega alguma situação da vida que lhe parece mentirosa.

Está no modo quase teatral de queixar-se da vida “ah, esses lixo sempre se ‘ajunta’ nessa gaiola do diabo, tô cansado desse emprego…” — como disse um dos zeladores ao chutar uma lata que o atrapalhava para longe. Enquanto noutro canto do pátio seu colega, no alto de seu uniforme azul, se deleita merecidamente de um cigarro e murmura entre um trago e outro “tá estressado, bicho véio?”. Está no gostoso som de suas risadas ao ouvir alguma história.

Sua felicidade é mais simples e se contrasta com a dureza das suas rotinas. Ela reside nas “tremendas trivialidades” e na aleatoriedade das situações que Nosso Senhor nos oferece. É uma felicidade verdadeira, pois, não depende da aprovação de partido, de departamento, dos professores… de grupo nenhum.

Written by

Em suma: Um Caipira Católico, metido a Erudito.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade