Instalando o Ruby on Rails pelo RVM
Um dos principais problemas encontrados por quem está iniciando seus estudos ou trabalhos com Ruby on Rails (ROR), é o seu processo de instalação. A dificuldade está principalmente em desenvolver o ambiente adequado de trabalho de uma forma fácil e rápida, sem possuir grande experiência com as ferramentas necessárias. Este artigo foi escrito justamente para auxiliar na criação deste ambiente, para o qual utilizaremos o sistema operacional Linux (versão Ubuntu).
Para começar, além de alguns conhecimentos básicos na utilização do SO Linux, precisamos também saber utilizar o RVM (Ruby Version Manager), que se trata de uma ferramenta command-line, a qual permite facilmente instalar, gerenciar e trabalhar com vários ambientes Ruby, no nosso caso especificamente o ROR.
Vamos ao processo
Antes de qualquer etapa, vamos instalar o mpapis public key( might need gpg2) (see security).
gpg --keyserver hkp://keys.gnupg.net --recv-keys 409B6B1796C275462A1703113804BB82D39DC0E3
Instalando o RVM (Versão de desenvolvimento)
Apos adicionar key de segurança, devemos começar instalando o RVM versão de desenvolvimento. Execute no terminal o comando:
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash
Instalando a versão estável do Ruby
Ainda no terminal apos finalizar a instalação do RVM, execute o comando abaixo para instalar a ultima versão estável do Ruby. Abaixo o comando:
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash -s stable --ruby
para conferencia de que deu certo a instalação no próprio terminal podemos executar o comando: ruby -v (-v é abreviação para version). Caso seja apresentado a versão atual do Ruby, o processo foi executado com sucesso!
Adicionando o Rails
Apos instalar e a versão estável do Ruby, podemos instalar o Framework Rails através do RailsInstaller, lembrando que com o RVM sempre estaremos instalando ultima versão estável. Execute o comando abaixo:
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash -s stable --rails
como adicional podemos também apos instalar o Rails, instalar a gem puma, para quem não conhece https://github.com/puma/puma. Execute o comando abaixo:
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash -s stable --ruby=jruby --gems=rails,puma
para verificarmos que a instalação foi realizada com sucesso no próprio terminal, podemos executar o comando: rails -v (-v é abreviação para version). Caso seja apresentado a versão atual do Rails, o processo foi executado com sucesso!
Instalando o Bundler
Após este processo simples, ainda falta adicionar o nosso gerenciador de dependências Bundler, e assim como o Ruby e Rails, ele também está disponível no RVM. Para instalar digite o seguinte comando no terminal:
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash -s stable --without-gems="rvm rubygems-bundler"
para verificar se a instalação foi realizada com sucesso, no terminal ainda digite: bundler -v (-v é abreviação para version). Caso seja apresentado a versão atual do Bundler, o processo foi executado com sucesso!
Considerações finais
Simples não? como vimos com apenas poucas etapas podemos sempre ter em mãos oque há de mais novo e estável para com o ROR. O RVM é uma ferramenta fantástica, que nos ajuda a descomplicar o todo o processo de instalação do Ruby e suas dependências.
Até a próxima!