O narcisismo como técnica de sobrevivência

Narciso do século XXI

Eu vejo por aí mais do que o egoísmo como egocentrismo, o egoísmo como um mecanismo de defesa. E tudo isso aí pelo medo das pessoas em frustrar-se. Esse lado narcisista, parece estar mais preocupado em não se ferir do que em se comtemplar.


As pessoas estão se distanciando por não suportarem o fato de em alguns momentos dependerem do outro e não por vaidade. Esse narcisismo que antes tinha um caráter puramente hedonista, está dando lugar a um isolamento coletivo. E fica por trás de toda a relação social possível uma ironia, no momento em que perdemos a vontade de procurar respostas e nossa reação é um deboche pronto pelas questões que não sabemos lidar.


Boa parte disso se deve a tecnologia, porque as pessoas não sabem mais se encontrar pessoalmente. Nossas habilidades sociais estão sendo reduzidas pelas possibilidades de comunicação (?). E toda dificuldade em mudar isso, vem da nossa dificuldade em reconhecer que estamos errados e daí voltamos à estaca zero, o nosso egocentrismo, porque reconhecer o erro é dar razão a algo que não é nosso e nisso a gente não tem conseguido ser muito bom.


Daí ficamos nós, por aí, imersos em nossos aparelhos, longes de qualquer contato, afastados de qualquer perigo, sobrevivendo, vendo a vida passar de longe. Contando as horas pela sexta-feira, assistindo os dias a margem de tudo. Apenas criando mais dor, ao tentar evitar a dor.