A importância de promover a diversidade também no ambiente corporativo

Abraçar a diversidade no local de trabalho é vital para fomentar inovação e criatividade. Para Jaqueline Oliveira, Presidente do Pride Impact Network Brazil, comitê de Diversidade e Inclusão da HP dedicado aos LGBTIs, “quando as pessoas se sentem confortáveis em ser quem são, trabalham melhor e ficam mais à vontade para dar ideias”. Segundo ela, criar uma cultura corporativa que valoriza verdadeiramente as pessoas é essencial.

Jaqueline está na HP há oito anos, e há três à frente do Pride, cuja missão é tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. Ela lidera iniciativas que colocam em prática ações de conhecimento sobre a temática, com objetivo de aumentar a representatividade e estreitar relacionamentos. “Por exemplo, muitos não sabem as diferenças de identidade de gênero. Criamos workshops e rodas de conversa para gerar mais entendimento acerca destes conceitos e termos — e nossos colegas sempre nos procuram para tirar dúvidas”, diz ela.

Jaqueline conta que fazer parte do comitê a fez ser mais ativa na causa LGBTI também em sua vida fora do trabalho.

“Aqui podemos ser exatamente quem somos lá fora, e assim o trabalho acaba sendo uma extensão dos ambientes em que nos sentimos bem”.


Na HP, a diversidade é vista como premissa e permeia tudo o que a empresa faz. Esse compromisso é um componente-chave da cultura organizacional. Promover perspectivas variadas — de pessoas de diversas idades, capacidades, culturas, etnias e experiências — não só impulsiona a criatividade e promove o bem-estar dos colaboradores, como faz com que todos se sintam visíveis e valorizados para avançarem juntos nos negócios e carreira.

Políticas globais

Não é de hoje que a diversidade é uma prioridade para HP — na verdade, as primeiras iniciativas surgiram em 1978 nas unidades norte-americanas, com os ERG (Employee Resource Groups). A criação de um ambiente diversificado e inclusivo tem sido uma jornada contínua e de proporções globais, envolvendo escritórios de mais de 17 países.

As ações incluem, por exemplo, a incorporação da diversidade em todos os processos de recrutamento de talentos e no desenvolvimento de pessoas. Tudo para garantir que as pessoas que se sintam seguras e apoiadas por políticas que geram aceitação e positividade. Isso, por sua vez, significa que a organização funcionará melhor em geral, e as pessoas mais felizes — dentro e fora das paredes do escritório.

Saiba mais sobre as iniciativas da HP para diversidade em: : http://www8.hp.com/us/en/hp-information/about-hp/diversity/index.html

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.