Eu estou tentando, de verdade, me acostumar com a ideia dos jogos estarem indo para o PC, mesmo que eu ainda não concorde ou entenda plenamente.
Mas oque mais me deixa frustrado, e me atrapalha nesta aceitação, é o fato de que, querendo ou não, nós estamos inclusos em um ambiente em que temos que escolher uma empresa para ser usuário, é claro que o ideal seria termos todos os consoles e jogar jogos de todas as empresas, mas não é isso que acontece, as pessoas tem que escolher um lado, independente de ser fanboy ou não, acabamos tendo que escolher um lado por questões financeiras, de gostos, de termos tempo para jogar… enfim, oque quero dizer é que:
Quando um amigo meu, que tem PS4, chegar em mim e perguntar qual a vantagem de se ter um Xbox One, oque eu vou dizer? Pois com exceção dos jogos exclusivos, o resto é semelhante em ambos os lados, mesmo que algumas coisas sejam melhores no Xbox, os jogos exclusivos são argumentos de muito mais peso. Dai que chega o ponto em que as pessoas começam a questionar se não é mais vantagem ter uma combinação de PS4 e PC, para usufruir de todos os jogos, do que ter apenas o Xbox e não ter NADA mais que possamos chamar de exclusivos.
E não adianta dizer que para jogar o jogo é preciso ter uma placa de vídeo de mil reais, porque isso é mentira, já que o jogo roda também em configurações bem mais humildes.
Muitas pessoas compram um console por causa de 1 ou 2 jogos exclusivos, e o Xbox está atrás em vendas, Quantum Break seria um jogo de peso para ajudar na venda do console. Eu mesmo, me impulsionei para a compra de um Xbox One por causa de Forza Horizon 2, e sei que tem muito mais gente nesse barco. Talvez estes possíveis novos consumidores acabem deixando o Xbox de lado e partindo para outro console, tendo em mente que um dia eles podem jogar tal jogo no PC, sem precisar do tal console Xbox One.
Todo esse papo de integração é lindo de se ouvir, mas na prática para o Xbox, como eu disse no começo, ainda estou tentando entender como isso irá ajudar o console, ter amiguinhos sincronizados em todos os aparelhos não é uma boa barganha em troca de nossos amados jogos exclusivos.
Enfim, sou usuário de Xbox desde o primeiro console, e estive do lado da MS até mesmo nos piores momentos, quando o PS2 estuprava o Xbox original em vendas, e nos anúncios do Xone na E3, vou continuar aqui, mas espero que esta minha relação de amor com o console não se desgaste por falta de interesse da empresa no mesmo.
Leonardo Guterres | GT: HanBlock