Uma Dúvida Comum: Será Que As Hemorróidas Têm Cura?

A doença hemorroidária costuma ser cercada de algumas dúvidas e mistérios. Muitas pessoas que sofrem com elas ficam um pouco envergonhadas, não gostam de falar sobre o assunto e não buscam ajuda. Por esse motivo, muitos não sabem exatamente como lidar com ela.

A boa notícia é que sim, as hemorróidas têm cura. O tratamento pode agir não só no alívio dos sintomas, mas no combate à causa da doença, permitindo eliminá-la de forma eficaz e definitiva. Dessa forma, é importante entender quais são as possíveis causas desta condição.

As hemorróidas surgem a partir da dilatação excessiva das veias existentes na região anal, e podem causar dores e sangramentos. Elas podem ser internas, localizadas dentro do canal anal, ou externas, quando sofrem prolapso e se deslocam para o lado de fora do ânus. Há alguns fatores que são conhecidos por aumentar o risco de surgimento das mesmas:

  • Fazer de esforços físicos muito intensos e repetitivos com frequência
  • Passar a maior parte do dia em pé ou sentado, sem mudar muito de posição
  • Estar grávida ou passando pelo período do pós-parto
  • Sofrer com disfunções intestinais frequentes, como a prisão de ventre e a diarreia
  • Manter uma alimentação desequilibrada, ingerindo álcool, café e alimentos picantes em excesso
  • Ter pessoas na família que têm ou tiveram o mesmo problema

A partir do entendimento de como surgem as hemorróidas, podemos falar sobre como tratá-las para conseguir alcançar a cura definitiva da doença. Para atingir este objetivo, é importante agir em duas frentes diferentes:

Mudanças no estilo de vida

Algumas alterações simples feitas no dia a dia podem ajudar a tratar a causa das hemorróidas de forma fácil e indolor:

  • Praticar atividades físicas leves e moderadas com frequência, como caminhadas. Não são recomendados exercícios intensos nos quais seja necessário ficar sentado, como ciclismo e equitação
  • Tentar passar menos tempo do dia na mesma posição. Se você trabalha sentado, por exemplo, levante-se de tempos em tempos e dê alguns passos pelo escritório.
  • Beber bastante água ao longo do dia, com o objetivo de regular o funcionamento intestinal
  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, que irão facilitar o deslocamento e a eliminação das fezes.

Uso de remédios naturais

O uso local de remédios naturais também é importante para tratar as hemorróidas com eficácia. Evite medicamentos com corticóides, que podem causar efeitos colaterais indesejáveis, e opte sempre por produtos naturais, com propriedades lenitivas e emolientes. Lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento. Atacando essas duas frentes você poderá comprovar que as hemorróidas têm cura, e irá obter muito mais qualidade de vida de forma natural e saudável.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.