Montando um ambiente de desenvolvimento JavaScript no Windows com WSL — parte 02

Instalando, configurando e personalizando o WSL — Windows Subsystem for Linux — usando o Ubuntu, Visual Studio Code, Nodejs, Git entre outros.

Henrique Simões
3 min readNov 29, 2021

Dando continuidade o nosso tutorial, vamos instalar o Visual Studio Code.

O Visual Studio Code (VS Code) é um editor de código multiplataforma e de código aberto disponibilizado pela Microsoft. Ele tem suporte às mais populares linguagens, como Javascript, SQL, PHP, Ruby, entre outras linguagens.

Instalando o Visual Studio Code e a extensão Remote Development.

Visite o site oficial para fazer o download do instalador de 32 ou 64 bits de acordo com a arquitetura do teu processador. Há duas opções de instaladores, User e System, a diferença básica entre elas é a versão do sistema é instalada na pasta de Arquivos de Programas como qualquer outro aplicativo e a instalação do usuário é instalada na pasta do usuário e somente ele tem acesso ao aplicativo.

Baixe a versão do Windows, a instalação não pode ser feita no sistema de arquivos WSL.

Execute o arquivo de instalação para iniciar o processo, na tela de “Acordo de Licença” é necessário aceitar os termos.

Em seguida, em “Selecione o local de destino”, clique em “Next”, mantendo o padrão da instalação.

A configuração seguinte é opcional, mas eu recomendo que você não altere nada aqui e clique em “Next”.

Agora chegamos em uma parte importante da instalação! A opção de “Selecionar tarefas adicionais“. Mantenha a opção “Add to PATH (requires shell restart” marcada para que você possa abrir facilmente a partir da pasta do projeto no WSL usando o comando de código: code .

Feito isso, clique em “Install” e aguardar a finalização da instalação.

Pronto, instalação finalizada!

Agora instale o pacote de extensão de desenvolvimento remoto. Esse pacote de extensão inclui a extensão WSL remota, além das extensões SSH remota e contêineres remotos, permitindo que você abra qualquer pasta em um contêiner, em um computador remoto ou em WSL.

No ícone Extensions pesquise por Remote Development, ele irá instalar 03 extensões: Remote — WSL, Remote — Containers e Remote — SSH.

Para algumas distribuições do Linux é necessário a instalação de algumas bibliotecas para iniciar o VS Code, entre elas o wget (para recuperar conteúdo de servidores Web) e ca-certificates (para permitir que aplicativos baseados em SSL verifiquem a autenticidade de conexões SSL). No Bash da sua distribuição, digite.

Com isso finalizamos a instalação do Visual Studio Code, daremos continuidade com as demais instalações e configurações nos próximos posts.

Primeira parte do tutorial.
Terceira parte do tutorial.
Quarta parte do tutorial.

Concluindo

Espero que você tenha conseguido acompanhar até o fim desta segunda etapa, em caso de dúvidas deixe sua pergunta nos comentários ou me procure no LinkedIn.

Abraço!

--

--

Henrique Simões

I work with TOTVS systems, mainly Protheus, and at the moment I study HTML, CSS and JavaScript for Bakend and Frontend development.