
… a Brastemp exploram modelos ‘pay per use’ com bicicletas e purificadores de água, respectivamente. Quem consome o que estas empresas entregam, consome serviços. Os produtos manufaturados, os carros, os quartos, as bicicletas e os purificadores de água são meios para que a entrega dos serviços possa ocorrer, e portanto, parte substituível e de menor valor na cadeia de entrega do serviço.”
Assim, o primeiro passo para inserir um objeto no mundo da IoT é agregar a ele as capacidades de inteligência e sensoriamento, através da adição de sensores e atuadores controlados por hardwares com softwares embarcados. Este é o caso de vários sistemas já existentes nos carros, como ABS, air-bag e controle de estabilidade. Esses sistemas poderiam, por exemplo, emitir alertas baseados em condições de operação como temperatura e viscosidade do óleo, de modo que o motorista só precisasse realizar a troca deste quando realmente necessário.
Hoje o mundo nos cobra muito, as pessoas que nos cercam nos cobram o tempo inteiro, começamos a travar uma batalha sem sentido contra nós mesmos para atender essa demanda de cobranças que no fundo não nos satisfazem plenamente, satisfazem aqueles que esperam algo de nós. E muitas vezes esse esperado nos é imposto, nós aceitamos e passamos um precioso tempo desperdiçand…