<Os caminhos dos mailings _ Tecnologia/>

Trabalhar de forma adequada com o tema da Tecnologia com jornalistas e influencers é um exercício de “quebrar a cabeça” para qualquer assessor: ora o assunto se confunde com o tema Ciência, ora com Inovação, ora é mesmo de tech, mas de um nicho. Enfim, sabemos que #nãoéfácil selecionar o mailing correto e virar aquela pauta.

Em alguns casos, o próprio mailing de Tecnologia exige segmentações: um release para informar a movimentação de executivos de uma empresa de tech é beeeeeeeem diferente de um lançamento de um aplicativo.

Para começar bem a série de conteúdos para assessores de imprensa (veja o vídeo no pé da página), conversamos com Renan Hamann, editor-chefe do TecMundo, sobre pautas que cabem ou não no site quando falamos de tecnologia.

Renan Hamann, TecMundo

O cara recebe, todo dia, cerca de 300 e-mails (6.600 no mês!). Segundo Renan, o que vem na Caixa de Entrada + a expertise da equipe, são a base para o conteúdo bacanudo do TecMundo - cujo slogan é “Descubra e aprenda tudo sobre tecnologia”. A dica dele é para os assessores entenderem bem o foco do veículo antes de 1- soltar um release e 2 - fazer follow-up, com muita sim(em)patia.

“Tecnologia é super legal. É smartphone, é TV, é tablet, segurança na web, serviço essencial, inovação, startup… A gente vê tudo com carinho” - conta.

Definição

Mas uma pergunta ainda paira… o que é Tecnologia? Segundo a Wikipedia:

termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:


Para deixar bem claro, fizemos nosso dever de casa aqui no I’M Press e montamos um estudo de quantos releases foram enviados para o mailing Tech do serviço em fevereiro. Acreditem, teve gente que soltou release de churrasco e doença renal (!!!) para jornalistas de tecnologia (#wrong). Por sorte, também teve muita gente que acertou em cheio. Veja o gráfico:

Geralmente, na escolha do mailing, o assessor de imprensa mira no volume: o texto publicado no maior número de veículos possível. No entanto, o atendimento deve trabalhar, pensar e agir cada vez mais como um profissional de business intelligence. É preciso conferir se há química entre o mailing selecionado e o release que vai ser divulgado.

I’MPress inDica:

  • Total: nunca deixe passar de 3 mil contatos para um bom mailing.
  • Seja criterioso: montado o mailing, bloqueie 10% dos contatos. Não existe filtro perfeito e nem todos os jornalistas escolhidos, apesar de serem de um Tema específico, vão se interessar da sua pauta.
  • Favoritos: escolha algo em torno de 1% do mailing total para ser aqueles jornalistas/veículos especiais. Estes nomes são os que você irá monitorar de perto após disparar o release.