Tutorial Jitsi Meet

Iago Rodrigues
6 min readMay 20, 2020

--

Como usar a melhor multiplataforma para Videoconferência (até para leigos!)

Introdução

Podemos afirmar, em números conservadores, que nos últimos dias a quantidade de pessoas trabalhando de casa cresceu o equivalente ao esperado para os próximos 5 anos. A quantidade de ferramentas de videoconferências cresceu exponencialmente. E junto vieram nossas dúvidas sobre qual a melhor plataforma, preços, planos, prazos... A busca acabou, e vocês hão de concordar comigo!

No computador:

É sempre indicado que o anfitrião acesse qualquer serviço de videoconferências pelo computador. Entram em jogo questões como tamanho da tela, interface, rede… E, nesse caso, quanto mais habituados estivermos com a interface, menores os problemas.

Acesse o link https://meet.jit.si/.

Quando a página carrega no Chrome, duas coisas chamam a atenção: primeiro a extensão que é oferecida (útil para “casar” o calendário da sua conta no Google com o Jitsi Meet, facilitando o agendamento de reuniões) e, segundo, o idioma.

A página está em inglês, mas é possível trocar o idioma de exibição com poucos cliques: no ícone da engrenagem, no canto superior direito, selecione a aba More (Mais) encontre Language e, no menu, selecione Portuguese (Brazil) e clique em “Ok” para confirmar. Fácil, né?

No centro da página insira um nome criativo para sua reunião e clique em Ir.

Pronto! A reunião está criada, simples assim!

Interface de uso:

Antes de tudo, caso a interface ainda esteja em inglês, acesse as três bolinhas empilhadas no canto inferior direito, clique em Settings e, na aba More, em Language selecione novamente Portuguese (Brazil), clicando em Ok para confirmar.

Ícones no rodapé da página (da esquerda para a direita):

1- Compartilhar sua tela (Share your Screen): O ícone da telinha abre uma janela em português onde é possível selecionar qual tela gostaríamos de compartilhar. As opções são:

1.1-Tela inteira: os convidados verão o que estiver aberto na tela da sua máquina.

1.2-Janela do aplicativo: onde se pode selecionar qualquer um dos programas abertos na sua máquina. Os convidados verão somente a janela do programa selecionado.

1.3-Guia do Chrome: os convidados verão somente a guia (do Chrome), selecionada por você, sem visão de outras telas.

2- Erguer / Baixar sua mão (Raise / Lower your hand): O ícone da mãozinha deve ser utilizado quando algum convidado quiser permissão para falar (da mesma forma que ergueria a mão num curso presencial).

3- Abrir ou fechar o bate-papo (Open / Close chat): O ícone do balão de fala abre um chat em texto. Para enviar mensagens é necessário, apenas, inserir um nome ou apelido (nickname).

4- Mudo / Não mudo (Mute / Unmute): O ícone do microfone permite ligar e desligar (mutar) nosso microfone. Serve também para selecionar qual entrada de áudio será utilizada, caso haja mais de uma.

5- Sair (Leave): O ícone do microfone vermelho sai da conferência.

6- Iniciar ou parar a câmera (Start / Stop camera): O ícone da câmera permite ligar e desligar a câmera. Assim como selecionar qual entrada de vídeo será utilizada, caso haja mais de uma.

7- Alternar visualização em blocos (Toggle title view): Os quatro quadradinhos empilhados mudam a forma de visualizar a tela: alterna o modo tela única para várias telas (mosaico) ou vice versa.

8- Compartilhar link e discagem para esta reunião (Share link and dial-in for this meeting): O nome grande faz jus a importância do ícone “i”. Ele permite acessar o link para compartilhar nossa videoconferência, assim como fornece um telefone e um código para se conectar via discagem. É possível também atribuir uma senha para a reunião, bem como copiar todos esses dados importantes em um só clique sobre a opção “copiar” (copy).

Importante: Clicar sobre o copiar (copy) gera um texto para compartilhamento (conforme imagem abaixo). Nem sempre todas as informações contidas são realmente úteis. O melhor é apenas clicar no botão de cópia (círculo vermelho na imagem acima). Isso fará com que somente o link da reunião seja copiado para compartilhamento, facilitando a vida de quem entra.

9- Mais ações (More actions): As três bolinhas empilhadas trazem uma série de ferramentas interessantes que vale a pena ser exploradas: é possível: modificar a qualidade do vídeo (caso a conexão esteja lenta), abrir a reunião em tela cheia, transmitir ao vivo em outras plataformas (YouTube, Twitch…), gravar a reunião atual para o Dropbox, compartilhar vídeos do YouTube (para que todos assistam juntos), desativar todos os microfones da audiência, regular o volume e visualizar os atalhos do teclado: importante para quem vai usar o Jitsi Meet frequentemente.

A opção Configurações (Settings) traz mais um leque de opções, mais técnicas, para controle da apresentação, como controlar a linguagem da interface, os dispositivos de entrada, entre outros.

A opção Desfocar meu plano de fundo (Blur my background) está em fase de teste, mas serve para borrar (tirar o foco de) todo o plano de fundo da câmera, deixando só o apresentador em destaque.

E para assistir?

Ok! Criamos a sala, exploramos a interface e compartilhamos o link, convidando a audiência. E agora?

No computador

Basta acessar o link recebido, autorizar o Jitsi Meet a usar câmera e microfone e assistir a reunião.

No celular, com o aplicativo Jitsi Meet:

Acessar o link recebido.

No celular, sem o aplicativo:

Quando não possuímos o app, clicando no link recebido, a tela abaixo é aberta, fornecendo duas opções:

1-Baixar o app:

Clicando em Download the app, seremos direcionados para a página do aplicativo na Play Store, para fazer o download.

2-Acessar usando discagem:

Essa opção é principalmente para telefones fixos. Ao discar ou selecionar o número do Brasil em azul, na lista de países, o telefone efetua a ligação. Inserindo o pin, que aparece na tela, é possível participar ouvindo o áudio da reunião.

Para assistir direto no navegador do celular, sem baixar o aplicativo

A possibilidade de participar da reunião sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo ou complemento, foi o que motivou a elaboração desse tutorial.

Após clicar no link da reunião, no canto superior direito da tela que se abriu no celular, acesse o menu do navegador (três bolinhas empilhadas). Basta acessar a opção “versão para computador” e pronto! Será possível acompanhar a reunião sem o uso de aplicativos.

Conclusão

Seguro, simples, transparente, gratuito. O Jitsi Meet é uma alternativa pouco conhecida mas que veio para ficar, mostrando mais uma vez a força da comunidade Open Source. Conforme já mencionado, dois grandes grandes diferenciais a serem ressaltados: ser gratuito e dispensar cadastros e instalação de complementos ou aplicativos para o seu funcionamento, mesmo em celulares. Sem dúvida uma dessas ideias geniais que vem para nos salvar nesses momentos de crise.

Jitsi is a set of Open Source projects that allow you to easily build and deploy secure video conferencing solutions.

Tradução: “O Jitsi é um conjunto de projetos de código aberto que permitem criar e implantar facilmente soluções seguras de videoconferência.”

Para saber mais:

GitHub: https://github.com/jitsi

Twitter: https://twitter.com/jitsinews

Facebook: https://www.facebook.com/jitsi

Site: https://jitsi.org/

Canal no YouTube: YouTube

--

--