Formiga Detox — Case e Timeline

A Formiga Detox chegou ao fim, mas ainda vive em nossos corações ♥

Igor Frade
Aug 31, 2018 · 4 min read
Banner de divulgação da marca. Parte do branding inicial do Formiga Detox.

A Formiga Detox visava atingir o público fitness da região de Formiga/MG. Nosso diferencial era o sabor inigualável por um preço realmente justo, em resposta à outras marcas da cidade, que praticavam tanto um preço abusivo, quanto a venda de produtos de baixa qualidade.

A grande maioria dos ingredientes para a produção dos sucos eram colhidos diretamente de um pomar familiar, garantindo assim a procedência e a qualidade do que era vendido aos clientes e o baixo custo de produção. Além disso, os ingredientes que não podíamos produzir localmente eram rigorosamente selecionados.

Imagem retirada de uma de nossas promoções no Instagram.

O marketing e, mesmo a venda dos produtos, era feito por meio de redes sociais, tirando proveito destas ferramentas para alcançar um público-alvo mais engajado e com tendência maior de compra e recomendação para amigos.

As campanhas com influenciadores locais fizeram sucesso: o suco, cada vez mais, crescia no boca-a-boca e se tornava conhecido entre o nicho fitness.
O maior engajamento era de clientes que migraram de outras marcas: dois grandes motivos de preferirem o Formiga Detox eram o sabor e o custo-benefício.

O suco era produzido por Lucas Leal, na época, estudante de gastronomia, que buscava uma melhor harmonização dos sabores, sem que isto prejudicasse a qualidade do produto. Isso acabava com o estigma de que o suco saudável deveria ter necessariamente um sabor ruim, se tornando agradável ao paladar e auxiliando na formação de uma dieta rica e ao mesmo tempo prazerosa.

O baixo custo de produção e de entrega do produto proporcionaram uma maior competitividade. Uma campanha de amostra gratuita foi lançada e proporcionou enorme retenção de clientes. Além disso, houve muita migração de pessoas que já tomavam sucos detox de outras marcas, que, pelo mesmo preço, chegavam a comercializar apenas metade da quantidade ofertada pelo Formiga Detox.

Imagem usada na campanha de descontos para embalagens retornadas.

Havia também uma preocupação com o meio ambiente. Os sucos eram produzidos utilizando energia limpa, proveniente de uma usina elétrica fotovoltaica, o que eliminava o custo com eletricidade e proporcionava uma produção mais consciente.

A reciclagem também era presente: os clientes ganhavam descontos ao retornar as garrafas, que não eram reutilizadas por questões de higiene, mas eram enviadas à reciclagem.


Timeline: da concepção ao anúncio do fim.

O projeto se deu início após uma conversa despretensiosa com o Lucas. Na época, estávamos nos reaproximando e eu estava focado na academia e busca por um life-style mais saudável. Entre risadas e papo sério, conversamos sobre como as dietas de um estilo de vida saudável podem ser tortuosas e quase sempre são vistas como sacrifício.

Juntamente com o início deste meu estilo de vida saudável, também se dava início aos estudos de Lucas sobre gastronomia. De um desafio de fazer um suco gostoso e ao mesmo tempo detox, surgiu a ideia da criação do projeto e só então o papo ficou sério.

Nos víamos tomados pela ideia de que poderíamos comercializar os sucos, tocando o projeto como um complemento à nossa renda. Eu possuía condições de fazer a entrega dos produtos à um custo baixo e o Lucas de fazer a produção sem gasto algum com eletricidade, dado que sua casa já possuía uma usina fotovoltaica.

O branding da marca foi o primeiro desafio. Nunca havíamos levado o design à sério e nossas experiências se davam por hobbie. Houve uma disputa entre nós de quem faria o melhor design da marca. A identidade visual escolhida foi feita por Lucas Leal.

O lançamento se deu com um vídeo promocional. A divulgação foi inteiramente feita nas redes sociais, com o foco no instagram. Houve uma parceria com a modelo Consuelo Frade, que ajudou na divulgação por meio do seu instagram pessoal.

Vídeo de lançamento do Formiga Detox, gravado com a modelo Consuelo Frade.

Houve um número de pedidos maior do que o planejado inicialmente, o que nos deixou bastante confiantes com o projeto. Parcerias com influencers surgiram e também sorteios e promoções feitos juntamente com outras lojas.

Apesar do intenso uso das redes sociais, à medida que a nossa marca se estabelecia, a divulgação boca-a-boca se tornou nossa principal fonte de novos clientes. Foi feito um preço promocional para clientes que recomendaram à amigos que aderiram aos planos mensais.

Além disso, houveram também barras de cereais distribuídas juntamente com a adesão do plano mensal. As barrinhas foram lançadas no dia das mães promocionalmente, porém o feedback dos clientes foi tamanho que continuamos a distribuir nos planos mensais.

Imagem de um dos kits distribuídos no dia das mães.

O projeto teve seu fim à medida que os dois sócios obtiveram resposta na faculdade. Para focar na continuação dos estudos, o projeto precisou chegar ao fim, dado que ambos se mudariam da cidade.


Cesta promocional com cada um dos seis sabores lançados inicialmente.
Igor Frade

Written by

Does you does or does you don’t take philosophy?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade