Como usar SEO no seu Negócio para aumentar as vendas

Opa,Tudo bom?

Será que realmente usar SEO no seu negócio para aumentar as vendas, será que funciona para gerar tráfego qualitativo para um Blog ou se vai realmente aumentar minhas vendas?

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

Sem sombra de dúvida, posso te dizer com segurança, depois que aprendi sobre SEO, as coisas estão se tornando muito mais produtivas. E sim, usar SEO no seu negócio para aumentar as vendas é extremamente importante para escalar seu negócio de forma econômica a longo prazo.

Não vou ficar de enrolação.

Curso de gratuito de como usar SEO no seu negócio para aumentar as vendas

Mais antes, precisamos saber também sobre sites de busca ou simplesmente buscadores, eles são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de conteúdo dos usuários na internet, tem até Curso de SEO e Gratuito.

Assista, no youtube aulas gratuitas sobre SEO.

Mais, se o tempo é curto e a necessidade é grande, contrate um consultor de SEO, tem alguns bons no mercado, eu recomendo o Fazer Fácil.com, ele é Consultor de SEO em Feira de Santana.

Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa, blog ou site.

Isso é válido não apenas para o e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.

Otimizador de Sites

A Otimização de Sites é o uso de técnicas práticas aplicadas para o Google ou Bing visando posicionar um site em mecanismos de busca, (ressaltamos que estamos utilizando estas técnicas em nosso blog, e nosso posicionamento no google já começa a ser otimizado, estamos subindo os degraus).

Uma vez que essas técnicas, do ponto de vista do mecanismo de busca, são qualidades do site e de sua relevância na web, para muitos Ninjas, SEO não existe e o que existe, na verdade, é um site bem feito e com excelente conteúdo.

Falando assim até parece que é fácil…

Mais o questionamento é o seguinte: SEO existe ou não existe?

Pô Tem até Curso de Seo! que aliás é uma pergunta sempre polêmica no meio. Muitas “Ninjas”, aliás muitos mesmo que faturam algumas dezenas de reais com seus sites bem posicionados no Google e no Bing, afirmam sempre que SEO não existe.

Por que será que pra eles o SEO Morreu? Como algo morre se nunca existiu? Ah Sei lá… Mais isso é só para o “Ninjas em SEO”, mais se SEO não existe e o que existe são sites bem feitos e com bom conteúdo, cabe-nos perguntar o que são sites bem feitos e o que é bom conteúdo.

Gostou, também gostei…

Pois bem, como todas as pessoas gostam realmente de conteúdo, além do mais bom conteúdo é algo subjetivo — logo o que é bom para mim, pode não ser para você!

Matéria de opinião, podemos então concluir desde já que os sites de buscas gostam de algum tipo de “ótimo” conteúdo e que se você não tiver essa “tipologia” de bom conteúdo não será bem posicionado.

Resumindo vai existir, mais ninguém vai ver, por isso centenas de blogueiros desistem, quando seu blog atinge o nível de 90 dias com apenas 30 visitas mês — claro contando com seus acessos.

Então definitivamente para mim e para os tais “Ninjas em SEO” o SEO existe!

Está muito vivo e atualizando-se a cada novo algoritmo, concluímos isto porque ele exclui sites do top-ranking.

Entendo como usar o SEO para Vender

A palavra mais usada pelos “Ninjas” para se referir a SEO é “encontrabilidade”. Ou seja, encontrabilidade é fazer uma empresa ser localizável no Google ou Bing para palavras-chave relevantes ao seu negócio; mas esse termo refere-se apenas a aplicação do SEO e não no que consiste o trabalho de SEO. Ser encontrado nos mecanismos de busca é o maior objetivo da publicidade, e mais especialmente em SEO, porque no Google as empresas são encontradas em vez de procurar por seus clientes. Isso é fundamental para compreender o SEO.

Afinal quem não quer está no topo das buscas?

Particularmente, estou “brigando” feio para ranquear bem nosso Idea Market — AfiliadosBr. E acho isso ótimo, a intenção aqui é justamente está, chegar de mansinho e tomar o banquinho…kkk.

O Segredo sobre o que é SEO, é que, nem todo site “bom” para usuário é “bom” para os buscadores, mas a maioria dos sites que são bons para os buscadores também são muito bons para o usuário.

Portanto, podemos dizer que a tese de que o trabalho de SEO é desenvolver um site pensando no usuário e futuro cliente.

Matamos muitas objeções, mais ainda não o definimos!

A melhor definição sobre o que é SEO está no conceito, pelo menos no nosso: SEO, consiste em observar a inteligência artificial dos buscadores e compreender de acordo os seus critérios e conhecimentos adquiridos na avaliação do usuário, buscando o melhor entendimento.

Vamos Pensar como um site de buscas?

Aparentemente muitíssimo “inteligente”, vale ressaltar e é preciso deixar claro que o buscador do Google é um software de computador — uma inteligência artificial.

Capaz de cálculos ultra-complexos, aglutinar, comparar e tratar diferente informações, mas de maneira nenhuma, o Google tem opinião, ele não acha nada; apenas calcula. Mesmo que seja executado por pessoas, ele tratará todas as informações segundo uma lógica algorítmica, ou seja, pré-determinada.

Mais, devemos nos atentar ao fato de que antes do software criado, houve a intenção.

O Google é determinado, objetivo e matemático, mas como foi elaborado por pessoas com intenções específicas e diferentes. Cabe-nos saber o que essas pessoas pensam apenas nos resultados.

Então, como saber o que não podemos encontrar no Google?

É preciso ir a fundo no que existe por trás do buscador, não em sua parte lógica, tá longe de se criar um concorrente a altura do Google…

Então, vamos ao Google, o que temos que fazer é entender a mentalidade da “empresa” por trás do fabuloso oráculo do Século XXI: a Google é muito liberal, não faz distinção seja ela qual for: sexo, classe, cor, política, nada que gere conflitos ideológicos entre as pessoas.

A Idéia do Google é conciliar todas as ideologias e gerar resultados, alias milhões de $$ em resultados.

Por isso, todas as pessoas conectadas, são seus usuários. A “missão quase impossível” do Google é fornecer o conteúdo que o indivíduo precisa, a informação que ele quer e de acordo sua busca.

Não de acordo o Google, é como se o Google fosse um jornal que expusesse toda linha editorial independente de emissora, jornalista, se é rádio ou tv.

E antes do Google como devia ser?

O maior buscador na década de 90 no mundo era o Yahoo! no Brasil, era o velho e bom “Cadê?” e a indexação dos sites e seu respectivo conteúdo era feita manualmente, ou seja se o editor gostasse do que você estava apresentando aprovava, hoje em dia o maior diretório de sites o Dmoz ainda utiliza o sistema manual para aprovar a indexação dos sites.

A quantidade de conteúdos que eram considerados impróprios naquela epóca como: páginas com vírus, informações para hacker, apologia de drogas, pornografia, ou pirataria, eram muito menores, uma vez que a aprovação era manual.

No Google, é tudo feito automaticamente, portanto não há censura e é possível encontrar todo e qualquer tipo de conteúdo.

O Google permite encontrar tudo, mais conforme as leis vigentes.

Como aplicar o SEO no seu Negócio?

  1. Conteúdo
  2. Links, muitos backlinks.

Acredite o Google precisa e gosta de conteúdo e referências. Ao utilizar a otimização de sites wordpress, ou qualquer outra plataforma é regra, deve possuir conteúdos com excelência e deverão ter referências de sites de alta relevância, com certeza eles estarão bem posicionados.

Então foquemos em conteúdos de texto, bem escritos, bem pontuados de fácil entendimento, com boas imagens nomeadas.

Anteriormente o Google gostava de conteúdos longos, dizem que isso mudou bastante, eu não acredito, por isso foco em escrever conteúdos longos, ricos de detalhes e com informações relevantes, Lembre-se: “conteúdo é rei.”

Para ter relevância no Google é preciso entender o que é SEO, faz-se notório saber que seu site precisa ter conteúdo vasto sobre algum assunto e receber links de sites que também receberam muitos links e por isso são considerados relevantes.

Otimização de Sites para um Melhor Posicionamento

Passados mais de 13 anos, o algoritmo foi atualizado e ainda é atualizado de acordo as mudanças habituais do ser humano, mas as observações acima mantêm-se pertinentes e são fundamentais

Já é sabido que é possível otimizar um site para alcançar melhores posições nos mecanismos de busca, mais é preciso respeitar algumas regras ao aplicar a otimização para o site, utilizar a inteligência para jogar com o robô do Google e com o visitante do site, de maneira imperceptível.

Como usar seo no seu Negócio

Fatores on-page e off-page

O sistema do Google absorve rapidamente os seguintes itens (on-page e off-page) para determinar a qualidade de um site e a partir daí posicioná-lo.

Fator On-page: é tudo que você fizer dentro do seu site ou blog.

Fator off-page: é tudo o que você fizer fora do seu site ou blog — como conseguir bons links e ter seu site bem compartilhado nas mídias sociais.

A melhor forma para se conseguir alguns link para seu site é através de uma estratégia de link building agressiva. Black Hat até funciona, mais o Google já analisa se os links são relevantes ou não para seu blog.

Para otimizar um site ou blog sobre seu negócio com SEO é extremamente necessário ter links apontando para o site, mas precisam ser links de sites bons e relevantes.

Conseguir links bons não é tarefa fácil, portanto fuja de qualquer promessa.

Entretanto, Links bons não é o bastante, o Google hoje é capaz de entender muito bem o que os usuários, em média, consideram bom conteúdo e um bom site.

Prova disso são os dados de que dispõe, que vão desde o Google Analytics a toda a varredura que eles fazem da web.

Utilizando-se como exemplo o Google Analytics, disponibilizada de forma free e utilizada por milhões de sites, desta forma ele é capaz de entender quando uma página é boa, o que os visitantes gostam, e muitos outros detalhes.

Ao coletar estes dados, o algoritmo do Google pôde e pode ser aprimorado consideravelmente, mas não deixa de analisar so sites com a relação on-page/off-page.

Planejamento da Informação

O Google tenta avaliar a qualidade de um blog ou site como um todo,não como fazia no início, onde analisava apenas páginas específicas. A arquitetura do Conteúdo ajuda o Google a encontrar informações categorizadas o que facilita a sua indexação.

O Google pontua os sites que ajudam seu algoritmo a categorizar melhor as informações, considerando estes os melhores sites. É da natureza humana respeitar o indivíduo que lhe ensinou algo; é preciso que isto esteja plantado na sua mente, ao fazer SEO, produzir conteúdo ou desenvolver estratégias de marketing digital.

O Robozinho tem a capacidade de observar a disposição de links, conteúdos, imagens, enfim como é renderizada toda a página no browser do visitante, utilizando o algoritmo de Page Layout.

Eu vou ser até um pouco audacioso e acredito que o Google tratará este texto como bom, porque contém diferentes palavras relacionadas ao SEO, incluindo como usá-lo no seu negócio.

O Google gosta de textos que vão a fundo, mas também analisa os superficiais;

Ele pode, inclusive, selecionar textos diferentes, todos potencialmente bons para uma determinada audiência, e colocá-los em sua primeira página.

Como usar seo no seu Negócio

Com seus próprios e diferenciados critérios, utilizando diversos algoritmos, avaliando a relevância e estrutura do conteúdo de um site o Google utiliza várias combinações desses algoritmos ao exibir um resultado.

O Gigante Robozinho vai somando históricos de pesquisa, aliados as mesmas palavras-chaves para montar sua base de resultados.

Então amigo, não existe um jeito único para se fazer SEO e é preciso vasto aprendizado nos mínimos do Google. É por isso que o seu algoritmo torna-se cada mais aperfeiçoado em trazer resultados mais relevantes.

Comece agora a entender sobre O que é SEO de Verdade. Faça um Curso gratuito mesmo, pesquise no youtube ou até mesmo otimização de sites grátis e melhore suas posições nos resultados nas buscas.

Conclusão

Não foi fácil chegar até aqui, é necessário muito tempo online, para apresentar conteúdo como este;

Otimização de Sites (SEO), para mim tem sido muito satisfatório utilizar métodos como os que aprendi neste curso, ou até mesmo de forma gratuita, mais nada se compara ao apresentar para sua audiência algo realmente relevante, tenho certeza que a aplicação do SEO para Wordpress, utilizando critérios adequados seus resultados vão começar a aparecer.

SEO não é para ser aplicado para ter resultados imediatos, mesmo porque vamos utilizar a busca orgânica, por isso busque equacionar tantos fatores ao otimizar um site, quanto possível, detalhes como criar uma página Sobre, pode ser apontado para o Google como um site que busca autoridade.

Mais nossa Dica é: Não pense no Robô, afinal o que você quer é chegar nas primeiras posições e permanecer lá. Seu usuário, leitor, precisa achar seu conteúdo relevante, importante, que agregue valor ao que ele precisa. Então pense profundamente e desenvolva sites e blogs com conteúdos originais e excelentes para o leitor, vá além do SEO Google para Wordpress.

Considere sempre seu leitor como fundamental e os resultados baseados nos critérios de uso do SEO Google vão lhe render muitos visitantes.

Vamos aproveitar e aprender na prática sobre SEO Google Para Blogs.


Originally published at Idea Market.