The Night Of

The Night Of é a nova série policial da HBO.

Após dois episódios, vê-se que não é necessariamente a substituta espiritual de True Detective, que após a sensacional 1ª temporada, não alcançou as enormes expecativas para a 2ª e parece que não virá para uma 3ª, ao menos por enquanto.

Criada por Richard Price e Steve Zaillian (roteirista vencedor do Oscar por A Lista de Schindler), a trama gira em torno de um brutal assassinato. O suspeito principal é um jovem de ascendência paquistanesa e muçulmano sem qualquer histórico de violência.

Ao contrário de True Detective, não apostou em estrelas, tendo como nome mais conhecido do grande público John Turturro, um bom ator acostumado a ficar preso a papéis de alívio cômico, como sua personagem nos terríveis Transformers. Turturro é um bom ator e está bem como o advogado (oportunista?) do jovem acusado. Pode ser que seu papel lembre um Saul Goodman, de Better Call Saul, menos caricato. De qualquer forma, parece que ele roubará a cena na série.

Jack Stone (John Turturro)

O detetive encarregado, Dennis Box, é interpretado por Bill Camp, com vários papéis menores em filmes e participações em diversas séries. Vai muito bem até aqui como o bom policial que sabe usar as regras do jogo a seu favor.

As cenas buscam muito os detalhes, exploram bastante o comportamento dos envolvidos, muitas vezes indiferentes ao que está alheio a sua esfera de atuação; as pequenas ações que ajudam a definir o caráter de cada um. Parece que o mundo foi todo ensaiado exaustivamente e os atores atuam conhecendo seus papéis ao ponto do enfado.

É importante notar algumas coisas que se densenvolvem sem diálogos, apenas na exposição da cena. Exemplo disso é a cena da troca dos responsáveis pelo “livro” da delegacia no 2º episódio; a mecanicidade robótica de um trabalho que se tornou repetitivo e insignificante. Por isso, pode até parecer que as coisas acontecem um pouco devagar.

Quem gosta de uma série policial bem produzida deve acompanhar The Night Of.