GAME TAMBÉM É COMUNICAÇÃO

by Índice

De acordo com o relatório da empresa de pesquisas Newzoo, o mercado de jogos eletrônicos arrecadou cerca de 80 bilhões de dólares em 2014. Se as vendas continuarem nesse ritmo, as receitas globais da indústria de games chegarão a mais de 100 bilhões em 2017.

E no Brasil o cenário é bem animador também. O mercado de games brasileiro já movimenta 900 milhões de reais por ano. O país é atualmente o 11º colocado no ranking de receitas de jogos no mundo e líder na América Latina.

Mas quem pensa que esse universo se resume à entretenimento e diversão está enganado. Graças ao alto nível de engajamento, a plataforma já é utilizada como ferramenta de ensino em diversas escolas. Um bom exemplo disso é a Unaerp (Universidade de Medicina de Riberião Preto), que já usou games em pesquisas contra o Mal de Parkinson.

Mas é na comunicação que está seu maior potencial. Na publicidade, o uso de jogos eletrônicos já é bastante popular no Brasil e no mundo. Com os advergames, as marcas que querem se promover podem encontrar nessa mídia elementos imprescindíveis para uma campanha de sucesso.

Há também o In Game Advertising. Trata-se da captação de anúncios para jogos. Insere a propaganda do mundo real no mundo virtual, usando faixas, pôsteres, spots de rádio, outdoors e etc.

Para finalizar, temos o Gamification — que pode ser traduzido como a utilização de elementos de jogos em momentos “não games”. Ou seja, aproveitar elementos como leader boards, pontuação, badges, entre outros, para criar interfaces intuitivas. Sutileza é a palavra-chave. O objetivo aqui é tornar a experiência mais agradável e humana.

Um bom case nesse universo dos games foi o projeto desenvolvido pela Índice para a GE Reports. Foram cinco jogos produzidos para aproveitar a contagem regressiva do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A programação foi feita em HTML5 para rodar em mobile, laptop e demais plataformas. Clique e aqui e saiba mais sobre o projeto.

E não é só isso, atualmente a Índice tem um braço dedicado ao mundo dos games chamado Switch Play, com jogos eletrônicos para o público geral.