Inclusão e Diversidade — uma questão de responsabilidade social

A inclusão começa pelas nossas acções. Não é apenas uma questão de etnia ou gênero — vai muito para além disso — é responsabilidade social.

Inês Armada Brás
2 min readNov 16, 2018

--

(English version where)

Há já muito tempo que os eventos da GDGLisbon não são apenas eventos tech — sempre que possível, tentamos ir um pouco mais longe.

Inclusão é ter um meio onde todos são bem vindos e, a cada evento, a cada dia que passa, perguntarmo-nos sobre aquilo que poderíamos fazer de forma diferente.

Inclusão é ter um espaço acessível a pessoas com mobilidade reduzida — mesmo que pareça não haver necessidade.

É ter comida vegan — mesmo que não nos peçam (mas comida, comem todos).

É ter casas de banho para todos os gêneros — mesmo que não te identifiques com nenhum.

Inclusão é ter uma conferência a preço acessível — mas com oradores que competem com grandes conferências, pondo o conhecimento ao alcance de todos.

Inclusão é perceber que, num meio onde onde as mulheres detêm 25% dos empregos de código e recebem ainda 30% menos que os homens, comunidades como a nossa podem ter um papel fundamental no combate ao gender gap e discriminação de gênero — convidando mulheres a falar em público (tendo um painel com quase 50% mulheres altamente qualificadas), apoiando as suas deslocações, incentivar o debate e a participação nestes eventos.

Este ano, decidimos dar mais um pequeno passo — a decisão de ter filhos em caso algum deve ser um bloqueador de carreira ou um impedimento de receber ou divulgar conhecimento. Infelizmente, a realidade é outra — todos já vimos mulheres a verem os seus contratos não serem renovados durante a licença de maternidade, bem como a falta de investimento por parte da entidade laboral, na formação de funcionários. Claro que nem todas as casas são iguais — mas seria ingenuo julgar que não acontece.

Com isto em mente, procurando pôr o conhecimento ao alcance de mais alguns, este ano encontramos forma de ter uma babysitter disponível durante o Devfest’18 Lisboa.

Não existe formula perfeita — apenas fazemos o que achamos correcto, dentro das nossas possibilidades.

Inclusão é querer fazer mais e melhor, para o bem de todos.
E isto, nestes tempos, é mais importante que nunca.

Devfest Lisbon’18
8 de Dezembro
Site:
https://devfest.gdglisbon.xyz/

--

--

Inês Armada Brás

Google Developers Group Organizer, project manager, e-learning fan, self proclaimed activist, convicted herbivore but not hipster enough to use Instagram.