Pra começo de conversa…

Internacionalismo
2 min readNov 23, 2015

--

Iniciamos a trajetória do Internacionalismo.

Nessa empreitada, queremos pensar sobre as cada vez mais complexas relações entre jornalismo e ambiente internacional. O que existe fora incide fortemente dentro do espaço delimitado pelas fronteiras dos países, e as diferenças ficam cada vez mais borradas.

E como fica o trabalho jornalístico nessa configuração? Os desafios à prática de noticiar os acontecimentos em escala global — e entender que o global é aqui e lá — nos motivam a estabelecer o Internacionalismo. Por internacionalismo, compreendemos algo plural, multidisciplinar. Das Relações Internacionais, pensamos a necessidade do diálogo que cruze fronteiras, do pensamento que sustente propósitos de cooperação e compreensão da alteridade. Neste espaço de reflexão, o termo se amplifica numa apropriação de saberes, no qual o “ismo” é a junção do internacional ao jornalismo, com o objetivo de pensar um campo a partir do outro, mas não como algo fora da realidade, exótico ou distante. Aqui queremos aproximar conhecimentos e experiências e pensar intersecções. Se falamos de países, falamos, acima de tudo, de pessoas, com suas histórias, motivações, crenças, medos, planos. Vidas.

Semanalmente, traremos análises sobre coberturas jornalísticas realizadas ao redor do mundo. A ideia é conhecer formas de contar o mundo, compreender as maneiras pelas quais vemos os outros — e estes nos veem. Entrevistas, vídeos, links, colaborações terão sempre vez, além de assuntos relacionados às cada vez mais complexas relações entre mídia e espaço global.

O Internacionalismo quer que o jornalismo ajude na compreensão do mundo não pelo o que o divide, mas pelo que o aproxima. Todos temos e somos culturas. Somos singulares, mas não opostos. Porque as fronteiras são imaginárias. Dividem terras. Mas as pessoas, que devem ser a principal preocupação do jornalismo, não mudam por estarem de um lado ou outro de uma linha.

Editor: Ivan Bomfim

Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, especialista em Relações Internacionais pela PUC Minas, jornalista pelo UNIBH e bacharel em História pela UFMG. Apaixonado pelas intrincadas relações entre jornalismo e mundo, em âmbitos político, cultural, social e histórico.

Email: internacionalismo.medium@gmail.com

--

--