Thiago Neves estreou e quarteto ofensivo uniu movimentação e intensidade com e sem a bola.

Iron Luiz Milagres
Feb 23, 2017 · 3 min read

Entrada do meia manteve o que o Cruzeiro já fazia durante seus jogos em 2017 e uma certeza: Do meio pra frente, ninguém tem posição fixa.

Após uma longa espera, enfim, chegou o dia da estréia do principal reforço do Cruzeiro para temporada de 2017. Contra o São Francisco, Thiago Neves entrou e deixou ótima impressão. Além de duas assistências para Rafael Sobis marcar, também fez um gol, mal anulado pelo bandeirinha. Distribuiu 27 passes (5 errados) e executou um desarme.

Demorou, mas valeu a pena esperar. Thiago Neves estreou em grande estilo. Foto: SuperEsportes/MG.

Ainda que o adversário fosse abaixo da crítica, não tendo oferecido nenhum perigo real ao Cruzeiro, foi interessante observar a constante movimentação dos 4 meias (sim, não dá para considerar que o Sobis seja o “ centroavante” dessa equipe, devido a sua constante mobilidade). Arrascaeta, Robinho, Thiago Neves e Rafael Sobis trocaram constantemente de posicionamento, marcaram, geraram espaços e o principal: criaram muitas chances de gol. A vitória por 6x0 comprova.

Com a bola, laterais avançam de forma organizada (Diogo Barbosa sobe e Ezequiel guarda posição mais atrás) e alargam o campo, gerando amplitude. Thiago Neves abria pela direita, Arrascaeta saia da ponta esquerda e circulava entre as linhas do adversário, e Robinho era o jogador que dava opção de passe para os volantes, sempre alinhados. Foto: Divulgação/Sportv.

Arrascaeta e Rafael Sobis alternavam entre o lado esquerdo e a referência do ataque, Thiago Neves saia do lado direito e alternava com Robinho, que nessa partida era o meia interior, e com isso o Cruzeiro sempre chegava na área com muitos jogadores. Tendo um jogo apoiado com laterais e volantes, principalmente Ariel Cabral, o Cruzeiro é um time que não abdica nenhum segundo de atacar.

Sobis cada vez melhor na função de atacante móvel, no segundo gol do Cruzeiro, sai da área e permite a infiltração de Arrascaeta e Robinho, que fez o segundo gol da equipe no jogo. Foto: Divulgação/Sportv.

Sem a bola, rapidamente avança a marcação para tentar recuperá-la e continuar agredindo o adversário. Não é necessário abrir mão de jogadores técnicos para que a marcação funcione e tire os espaços do adversário. Como mostra a imagem abaixo, o bom posicionamento dos meias de frente, contando com o auxilio dos laterais, retiram todas as opções de passe do oponente, que acaba recorrendo a bolas longas.

Superioridade numérica no setor da bola é o segredo do Cruzeiro para impedir que o adversário saia jogando no seu campo de defesa, tendo sempre que optar pela bola longa. Aqui, Sobis está na referência, Arrascaeta cai pela esquerda, Robinho centraliza e Thiago Neves fica à direita, contando com o apoio do Ezequiel para pressionar o portador da bola. Foto: Divulgação/Sportv.

O Cruzeiro é uma equipe de muita intensidade, onde os jogadores entendem com clareza sua função em campo. O entrosamento e a organização demonstram como o time está encaixado e tem tudo para evoluir ainda mais.

Em outro momento do jogo, é Sobis que fecha o lado esquerdo, deixando Arrascaeta livre, como referência de ataque. Foto: Divulgação/ Sportv.
Já aqui, Cruzeiro se fecha com duas linhas à zona, com Arrascaeta e Robinho se alinhando aos volantes e Thiago Neves e Sobis tirando as opções do portador da bola. Intensidade é a chave desse modelo de jogo. Foto: Divulgação/Sportv.

Juntos, Arrascaeta (2), Sobis (1), Thiago Neves (1) e Robinho (2), efetuaram 6 dos 21 desarmes. Alisson, que entrou na vaga do estreante, também contribuiu com mais 2 roubadas de bola. Mostrando a importância de se começar a combater o adversário desde o ataque.

Ainda há muito o que evoluir, o Cruzeiro não é uma equipe perfeita. Mas não dá para negar que, diferentemente do ano passado, hoje temos um time que propõe jogo e está disposto a buscar o gol a todo momento da partida. A intensidade e a entrega de todos os jogadores, a sincronia do quarteto ofensivo e o apoio dos volantes e laterais mostram que o Cruzeiro será uma equipe a ser temida pelos seus adversários.

Saudações celestes.

@Iron_fall

Iron Luiz Milagres

Cruzeirense apaixonado.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade