Economia Brasileira Atual

Ivonei Grolli

É lastimável que o panorama econômico prevalecente no Brasil em 2015 não tenha conseguido incitar a feitura de cenários menos sombrios para 2016. Até porque, de acordo com o arcabouço de política econômica aplicado, a efetiva sinalização de organização de um ajuste consistente nas finanças do setor público representaria o núcleo da retomada sustentada do crescimento, amparado na restauração da confiança dos agentes, que ganharia contornos mais definidos a partir de 2016.

“A virada do jogo requer o lançamento e implantação de uma nova geração de reformas institucionais”

À primeira vista, a reversão dessa situação constrangedora exigiria uma mutação da orientação macroeconômica para a recuperação do ânimo dos atores sociais, e da atmosfera favorável à multiplicação dos negócios. Porém, infelizmente, nas circunstâncias atuais, a mera alteração de postura das autoridades econômicas revela-se insuficiente para uma significativa melhora do país por si mesmo.

Economia brasileira cresce 0,78% em fevereiro, aponta monitor do PIB

A virada do jogo requer o lançamento e implantação de uma nova geração de reformas institucionais, o que, por seu turno, depende de complexas e maduras negociações políticas entre Executivo e Legislativo, entes completamente desprovidos de credenciais éticas e morais para assumirem a condução de uma empreitada dessa natureza.

Mas como tudo passa, a economia brasileira está reagindo e se prepara para crescer após dois anos de recessão econômica. A expectativa é do Fundo Monetário Internacional, que projetou um avanço de 0,2% no PIB neste ano e elevou a projeção de crescimento da economia de 1,5% para 1,7% em 2018.

A recuperação gradual da economia estará baseada na redução das incertezas políticas, alívio na política monetária e mais progresso na agenda de reformas” , o FMI afirma que a queda da inflação continua a surpreender e abre espaço para que os juros caiam de forma mais acelerada nos próximos meses.

Os Bruzos — Caminhando Jornal
Show your support

Clapping shows how much you appreciated IVONEI GROLLI’s story.