Girlz in Tech @ Veneza

Uma história Junior Achievement

A Microsoft convidou raparigas de vários pontos da europa a reunirem-se em Veneza, Itália, para participar no #MakeWhatsNext, no final do mês de Maio. Em parceria com a JA Europe, a UNWomen, UNRIC e ITU, juntou-se em Veneza um painel excecional de oradoras, investigadoras e empreendedoras internacionais, que mitigaram os estereótipos em torno das apetências do sexo feminino nas áreas do STEM (acrónimo inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

6 Alunas portuguesas, tiveram a oportunidade participar em vários workshops e conferências e de fazer parte da campanha europeia Girlz in Tech — #MakeWhatsNext, com mais de 55 eventos e formações em 28 países. “O evento desafiou as raparigas a utilizarem as novas tecnologias, através de palestras e acesso a oradores, com o objetivo de as motivar. Tive a possibilidade de conhecer pessoas que são uma inspiração e motivação para o meu futuro. “ explica Joana Ferraz da Escola Profissional Forave.

No total, mais de 10 mil raparigas e jovens adultas europeias tiveram a oportunidade de participar nas iniciativas deste movimento, onde as participantes são desafiadas a ter um papel ativo numa área próspera em oportunidades e fundamental para o futuro das nossas organizações.

“Estivemos em contacto com pessoas que estão, de facto, a fazer a diferença no mundo, que rumam em direção a uma transformação positiva em prol da humanidade. A meu ver, poucas coisas são mais inspiradores do que ver estas transformações a acontecerem, presencialmente. Faz-nos sentir que também somos capazes de transformar! De volta a Lisboa, tenho muito que refletir sobre estes dias passados em Veneza, que foram poucos, mas deu para sentir tudo à flor da pele. “ Conclui a aluna Maria Rosa da Escola Profissional Magestil.

Para a Mafalda Rebelo, da Escola Secundária Rodrigues de Freitas, “O Girlz in Tech da Microsoft foi a melhor experiência que alguma vez tive. Foram somente 2 dias, mas pareceram semanas! Gostei muito porque nunca pensei que conhecer raparigas e delegações de outros países fosse tão importante, não só porque todas as elas foram extremamente simpáticas mas porque nas várias conversas que tivemos, sobre as diferentes culturas, fez-me acreditar que tudo é melhor quando partilhado.”

Feedback das nossas alunas:

“(…)será global a liberdade de escolha sem censura, a vontade de inovar e empreender, de criar e enfrentar novos desafios — ingredientes necessários para a felicidade. Esta é a nossa oportunidade e o momento de revolucionar o futuro e da mulher se envolver nas tecnologias e marcar a diferença.” — Diana Costa, Escola Profissional Forave

“Todo o evento foi excecional, desde os discursos até aos workshops. Mas gostei especialmente do discurso da co-fundadora da Codher: Plamena Dimitrova. Para mim, o seu discurso foi o que mais me encorajou a lutar pelos meus objetivos e a continuar a alargar os meus conhecimentos nesta área. Senti-me bastante inspirada e determinada a descobrir novos caminhos e a seguir o que realmente me dá satisfação!” — Chelsea Oliveira, Colégio Internato dos Carvalhos

Este evento que aconteceu em Veneza será, por muito tempo, inesquecível para mim. Foram dias de muito trabalho mental e físico. Afinal, não é qualquer um que consegue manter o ritmo nestes dias de aprendizagem intensa numa cidade que nos surpreende e nos tira o fôlego a cada esquina. E todas nós conseguimos! Começamos a ser, desde já, umas guerreiras.” — Maria Rosa, Escola Profissional Magestil

“Indiretamente o evento promoveu um convívio com novas culturas, algo fascinante. Foram dias únicos com diversas aprendizagens. Mas sem dúvida que o que mais me cativou foi ouvir as experiências e caminhadas dos oradores. “ — Joana Ferraz, Escola Profissional Forave.

“Encorajaram-nos de uma forma mágica. No final de cada discurso, sentia que era mais do que uma simples rapariga e que podia fazer a diferença.” — Mafalda Rebelo, Escola Secundária Rodrigues de Freitas

Veja as fotografias das nossas alunas em Veneza!