JA Creativity & Innovation Challenge U.S. Embassy

44 Alunos universitários encontraram para soluções de negócio para a exportação de azeite para o mercado Norte-americano, numa iniciativa que promoveu o empreendedorismo, criatividade e o trabalho em equipa.

Lisboa, 6 de abril, 2016 — A Junior Achievement Portugal e a Embaixada dos Estados Unidos da América, com o apoio da AICEP, promoveram no passado dia 4 de abril o JA Creativity & Innovation Challenge — U.S. Embassy. Uma iniciativa que desafiou alunos do ensino universitário a encontrar em equipa uma solução para um problema de negócio real, num único dia de trabalho, na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Alunos representantes de 16 faculdades diferentes resolveram o desafio: com 250.000€ que negócio/projeto criariam que aumentasse o número das exportações do azeite português para os EUA? O desafio de negócio foi apenas divulgado no dia do evento para as equipas multidisciplinares, compostas por alunos de diferentes organizações académicas.

Durante 8 horas de trabalho, este programa da JA Portugal desafiou as capacidades criativas dos estudantes, por forma a encontrarem soluções inovadoras, em equipa, para um desafio real do negócio de exportação do azeite português. Tiveram que chegar a uma ideia, elaborá-la, gerir o tempo e, por último, de apresentar a solução a um grupo de jurados, composto por Robert A. Sherman, Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal; Helena Malcata, Membro Executivo da Direção do AICEP; Mariana Matos, Secretária Geral da Casa do Azeite; Helena Bento, Diretora de Exportações do Gallo; e Isabel Godinho, Especialista do Ministério da Agricultura. Durante todo o processo, os alunos contaram com o apoio de um grupo de voluntários empresariais dos vários parceiros: AICEP, Casa do Azeite, Sovena, Gallo e Esporão.

“No Creativity & Innotavation Challenge da Junior Achievement os alunos têm a oportunidade de resolver um desafio que os nossos parceiros enfrentam nos seus negócios, desenvolvem competências e aproximam-se das exigências das organizações e do mundo de trabalho. Nesta iniciativa, trabalharam sobre uma temática que a grande maioria dos alunos desconhecia: foram introduzidos ao tema por especialistas, passaram por um workshop de técnicas de criação de pitch eficiente e contaram o apoio de um voluntário por mesa em todo o processo. No final, apresentaram as suas ideias, e o feedback dos Jurados e Parceiros não podia ter sido mais positivo.” — Explica Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal.

A equipa vencedora, idealizou um snack de palitos de pão e azeite/pasta de azeitonas, comercializado pelo Starbucks, extremamente nutritivo e saudável, para um segmento dos 25 aos 45 anos de idade, preocupado com a alimentação e físico, de grandes cidades e conhecedor das qualidades nutritivas do azeite. O produto, direcionado exclusivamente para o mercado norte-americano, quer ser o snack entre refeições de referência e a produção é repartida entre Portugal e a os Estados Unidos da América. “São desafios como este que me motivam a entrar no mundo do trabalho com ambição. Em poucas horas, a JA proporcionou-me um ambiente profissional, mas descontraído dando a todas as equipas asas à criatividade e inovação. Sinto-me muito privilegiada por ter feito parte de um desafio tão bem organizado e tão bem conceituado.” — Acrescenta Inês Serôdio, membro da equipa vencedora do JA Creativity & Innovation Challenge — U.S. Embassy.

“ Esta é a segunda vez que a Embaixada dos Estados Unidos da América é parceira da Junior Achievement, Ficamos muito entusiasmados com o crescimento da parceria e com as oportunidades que ela providencia. “ Conclui Robert A. Sherman, Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal

Veja as fotografias do JA Creativity & Innovation Challenge — U.S. Embassy

Siga todas as novidades no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn da Junior Achievement Portugal e em www.japortugal.org