O passaporte para oportunidades Futuras

“O dia de um CEO passa a 100km/hora, de reunião em reunião, a discutir assuntos completamente diferentes e a tomar decisões no momento. Acompanhar o Pedro Janela foi como andar numa montanha russa. “ — Hélder Oliveira, Alumni JA Portugal

27 jovens empreendedores universitários participaram no Leaders-for-a-Day, , numa iniciativa que juntou alumni da Junior Achievement Portugal com alguns dos maiores líderes empresariais em Portugal, num dia de trabalho.

Organizado pela Junior Achievement Portugal em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e apoiada por várias organizações políticas e empresariais, o Leaders for a Day foi desenvolvido pela Junior Achievement Europe para dar oportunidade a alunos que completaram o programa A Empresa e/ou Start Programme da Junior Achievement de passar um dia de trabalho e de serem introduzidos à realidade empresarial por um líder de topo de algumas das mais importantes organizações do país e da Europa.

“ No final do dia, ficam as lições e novas perspetivas ganhas. Lições que de certeza serão muito importantes no meu futuro profissional e novas perspetivas que me alargaram os horizontes em termos de possibilidades profissionais e me ajudaram a identificar os meus objetivos e até onde quero chegar. “ — Explica Alexandre Mateus, que acompanhou o CEO da Level Costellation, Pedro Vicente.

Para Tiago Moita, que acompanhou o Administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, explica:” Desde o primeiro segundo até ao último segundo que foi uma experiência inesquecível! Tive oportunidade de partilhar momentos formais como nas reuniões com as equipas de trabalho e momentos mais informais como o almoço. Mas acima de tudo, senti-me bastante bem pois sempre me foi dada a liberdade de expressar a minha opinião até mesmo nas reuniões quando se discutiu soluções para ultrapassar certos problemas. Foi o melhor ambiente empresarial em que alguma vez estive. É um ambiente muito baseado no respeito pelo próximo, na liberdade de expressão, na entreajuda, todos estes valores em que me revejo diariamente e talvez por essa razão me inseri tão bem.”

“Através desta iniciativa conseguimos apresentar um grupo de jovens promissores a alguns dos maiores líderes empresariais nacionais que, num dia único de trabalho, introduziram os alumni da JA Portugal às necessidades que vão encontrar no mercado de trabalho e aos passos que têm de dar para terem uma carreira de sucesso. O Leaders for a Day é mais uma iniciativa da Junior Achievement Portugal que visa reforçar a ponte entre as universidades e o mundo empresarial, através do envolvimento de parceiros que desde o primeiro momento reconheceram que é fundamental dotar, desde cedo, estes jovens das competências necessárias que o mercado exige. “ — Explica Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal.

“ O que aprendi e testemunhei vai muito além de qualquer matéria teórica que me tenham ensinado na faculdade ou em qualquer trabalho prático que tenha realizado. Como a Junior Achievement Portugal diz: não se nasce empreendedor, aprende-se — e de facto eu aprendi um pouco mais a sê-lo nesta iniciativa do Leaders for a Day. — Acrescenta André Brás, Alumni da JA Portugal, que acompanhou o CEO da EFACEC, Ângelo Ramalho.

Aos Alumni que nunca participaram nesta iniciativa, Alexandre Mateus deixa a nota: “Só me resta avaliar esta experiência como muito positiva e encorajar todos os futuros candidatos a inscreverem-se nesta iniciativa. Para além de algo que vos ajudará na preparação do vosso futuro profissional, será algo que decerto vos marcará.”

Veja todas as fotografias do Leaders for a Day aqui: