Q&A - Pedro Martinho | Programme Manager do Ensino Secundário - JA Portugal

SHORT BIO — 1 PARÁGRAFO NA 1ª PESSOA

Sou o Pedro, 33 anos, e tenho formação em Comunicação, embora tenha começado o meu percurso académico pela Engenharia Multimédia. Já trabalhei nas mais diversas áreas desde o web design à fotografia, passando pelo ensino, mas a minha grande paixão é sem dúvida a música. Se me perguntarem o que faço a minha resposta instintiva é dizer: “Sou músico!”.

A JA PORTUGAL E O TEU TRABALHO EM 2 FRASES

Procuro passar aos nossos jovens alunos o entusiasmo que sinto pelo projecto da JA, sempre focado em todo o processo transformativo que resulta da participação nos nossos programas. Não há nada mais enriquecedor do que sentir que mudámos a vida de alguém, e isso acontece MESMO no nosso trabalho.

QUAL FOI O MOMENTO MAIS MARCANTE NA JA PORTUGAL

Numa das minhas primeiras situações em sala de aula vi um aluno muito zangado, a manifestar-se de forma muito efusiva pelo facto de a sua mini empresa não ter sido seleccionada para um dos nossos eventos. Pensei que era um aluno problemático, mas claramente não o conhecia… Meses depois, e após várias etapas do projecto ultrapassadas com sucesso, a equipa desse mesmo aluno foi uma das vencedoras nacionais, e o aluno eleito Aluno do ano da JA Portugal — Vi todo o processo da JA numa só história: Resiliência, empenho, trabalho, força de vontade, resistência, evolução e transformação.

SE TIVESSE PASSADO NOS PROGRAMAS DA JA PORTUGAL QUANDO ESTAVA NA ESCOLA, HOJE …

Teria certamente uma maior capacidade para saber lidar com o não e de lutar contra as adversidades. O erro faz parte do processo evolutivo, e sem ele não aprendemos. No nosso sistema educativo o erro é promovido como algo muito negativo, quando na realidade é precisamente o oposto — uma oportunidade de recomeçar de novo, de forma mais inteligente e informada, sobretudo em ambiente de aprendizagem escolar. Os Programas da JA colmatam essa lacuna, oferecendo aos alunos ferramentas para lidar com as adversidades.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated JA Portugal’s story.