Q&A — Verónica Couto | Programme Manager Ensino Secundário — JA Portugal

SHORT BIO — 1 PARÁGRAFO NA 1ª PESSOA

Sou formada em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto e estou na JA desde 2010. Gosto de ocupar os tempos livres com viagens, dança e convívios entre amigos. Acho que as palavras que me caracterizem são: emoção, entrega e sorriso. Sou apaixonada pela minha profissão, porque vejo o resultado do que faço na evolução dos nossos alunos. Enchem-me de orgulho, sou choramingas, revejo neles o que fiz, sinto o meu contributo.

A JA PORTUGAL E O TEU TRABALHO EM 2 FRASES

É um trabalho de transformação e mudança para alunos e para escolas. Trabalho para a capacitar uma geração para o futuro com o apoio da escola e dos professores, que procuram organizações como a Junior Achievement para complementar o trabalho que desenvolvem dentro das salas de aula - mas também eles mudam e reconhecem o nosso valor.

QUAL FOI O MOMENTO MAIS MARCANTE NA JA PORTUGAL

Lembro-me como se fosse hoje, do dia em que entrei numa escola em Esposende. Tenho na minha memória o lugar na sala de alguns alunos específicos e toda a minha intervenção. Foram alunos que me marcaram muito e é uma memória que tenho muito presente, porque sinto que alguns deles são o que são hoje, também, porque eu estive lá nesse dia.

E claro Riga, quando a Big Bang, uma equipa do Colégio Luso Internacional de Braga ganhou o prémio mais importante da Trade Fair 2013 da JA Europe. No momento em que chamaram o nome da miniempresa, sabia que os alunos tinham atingido algo incrível, conquistado um lugar de grande destaque na história da JA Portugal e senti que aquele prémio também era meu, fruto de um trabalho conjunto entre a Junior Achievement, a Escola, a Professora e aquele grupo de alunos — era nosso. Foi um prémio, um reconhecimento que não esperava e que me marcou bastante.

A HISTÓRIA MAIS MARCANTE ENQUANTO VOLUNTÁRIA DA JUNIOR ACHIEVEMENT

São várias! Mas principalmente retenho a simplicidade destes alunos, marcam-me muito e é bom quando conseguimos levar isto para os nossos postos de trabalho.

SE TIVESSE PASSADO NOS PROGRAMAS DA JA PORTUGAL QUANDO ESTAVA NA ESCOLA, HOJE …

Seria diferente para melhor, mais madura, com mais experiências, melhor preparada.