Tomada inteligente que poupa energia vence JA Europe Enterprise Challenge 2016

Cerimónia das Bandeiras JA EEC 16 / Foto: JA Europe

19 Startups criadas por jovens universitários provenientes de 16 países europeus competiram em Bucareste, Roménia, pela distinção de melhor startup europeia do Start Up Programme da Junior Achievement do Ano Letivo 2015/2016.

A grande vencedora foi a ‘Save Energy’ que apresentou uma ideia inovadora e com grande potencial empresarial — uma tomada que permite poupar a energia consumida desnecessariamente com os vários aparelhos eletrónicos. A ‘tomada inteligente’, deteta o aparelho em modo off há mais de 10 minutos, recorrendo a um micro processador de 8 bits que corta a energia.

Save Energy no JA EEC 16 / Foto: JA Europe

“Focamos o nosso esforço na inovação, no desenvolvimento tecnológico e criatividade para desenvolver o projeto. Para ganhar, trabalhamos muito com o apoio da JA Romenia, mas acho que a nossa grande mais valia esteve na nossa capacidade de apresentar bem o nosso produto e de provar que vamos conseguir dar escala ao nosso negócio. Conhecemos jovens com imenso potencial de vários pontos da Europa, e estou certo que vamos todos fazer coisas importantes no futuro.” — Afirmou Alexander Marcu-Stoica, CEO da Save Energy.

De 6 a 8 de Julho, reuniram-se mais de 90 alunos na grande final na Roménia, depois de passarem pelo programa universitário da Junior Achievement e de se qualificarem na final do seu país de origem. Esta iniciativa da JA Europe impacta, anualmente, mais de 14.000 estudantes universitários de mais de 300 universidade de vários países europeus, dando-lhes a oportunidade de viver uma experiência empresarial empreendedora, gerindo um negócio real.

WeRoll no JA EEC 16 / Foto: JA Europe

A representante portuguesa na Competição foi a WeRoll, que depois de vencer a IX Competição Nacional do Start Up Programme em Portugal, conquistou a oportunidade de representar Portugal na competição europeia. A Start Up de alunos da Nova SBE, ISEG e Instituto Superior Técnico, desenvolveu uma APP que facilita a partilha de fotografias com grupos através da partilha no momento, como se todos os utilizadores utilizassem a mesma câmara.

Para Pedro Serrano, cofundador da WeRoll “representar Portugal e a Junior Achievement é sempre uma oportunidade única!” e depois da experiência internacional os objetivos passam por “fechar esta versão beta do WeRoll, lançar privado para a rede alumni da Junior achievement e outros focus groups importantes, de forma a lançar a melhor aplicação possível a nível global”, explica.

Nos últimos 12 anos, mais de 115 mil estudantes europeus passaram pelo programa Start Up, onde diminuíram a distância entre o que aprendem nas escolas e o que precisam para singrar no mundo empresarial.” A Educação para o empreendedorismo, enquanto processo de aprendizagem, é rico em lições, no desenvolvimento de competências transversais de soft skills ao serviço da comunidade e das organizações, potenciando a gestão de incertezas e expectativas — um elemento chave para a revolução empresarial que vivemos.“ — Explica Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal.

“Somos orgulhosamente parceiros da JA Europe — a nossa colaboração apoia a implementação de projetos incríveis que inspiram jovens a iniciar negócios socialmente relevantes. O ‘Social Innovation Award’ dado pela NN reconhece o projeto inovador com impacto positivo nas pessoas e nas comunidades” — Acrescenta Fleur Hudig, Head of Corporate Citizenship da NN, um dos parceiros da JA Europe no Start Up Programme.

Alunos premiados com o Alumni Leadership Award / Foto: JA Europe

Durante a competição, foi ainda entregue o Alumni Leadership Award a 10 dos mais de 90 alunos presentes em Bucareste. Um dos vencedores foi o Pedro Serrano, da representação portuguesa no JA Europe Enterprise Challenge 2016.

Membros do Júri

Cosmin Ochisor, Business Development Manager, Hubraum Krakow — Deutsche Telekom

Adrian Georgescu, Country Business Development Leader, E&Y Romania

Carmen Punga, Industry Manager, Google Romania

Hans Daems, Group Public Affairs Officer at Hitachi Europe, Hitachi

Carmen Soare, Chief Marketing Officer, NN Romania

Patricia Lajara, CSR EMEA Director, Ralph Lauren

Vidhya Sampath, Director of Public Affairs — Europe, Tata Consultancy Services

JA Europe Enterprise Challenge Awards

1º Classificada: Save Energy, Roménia

2º Classificada: Danish Cardboard Tech, Dinamarca

3º Classificada: Safety Chair, Dinamarca

European Signature Awards

1. ‘Cisco Technopreneurship Award’ reconhece os melhores jovens technopreneurs, com capacidade de colocar as suas skills digitais em prática com uma ideia inovadora.

Vencedora: Serafirm, Roménia

2. ‘NN Social Innovation Award’ reconhece a startup que melhor represente os valores ‘care and impact’ na sua estratégia de negócio de uma forma integrada e realista no ambiente empresarial de hoje.

Vencedora: Danish Cardboard Tech and Safety Chair, Dinamarca