VIII Competição Nacional Start Up Programme

Alunos Universitários apresentaram as suas ideias de negócio inovadoras, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa

Lisboa, 1 de junho de 2015 — A Junior Achievement Portugal promoveu a VIII Competição Nacional do Start Up Programme, no dia 29 de maio na Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

A final nacional do programa que contou com a participação de 181 a nível nacional neste ano lectivo 2014/2015, reuniu 56 alunos universitários do Norte e Sul do País, que apresentaram as suas ideias de negócio inovadoras e empreendedoras perante um júri constituído por Gonçalo Faria, Strategy Manager da Accenture, António Lucena de Faria, Fundador e CEO da Fábrica de Start Ups, Pedro Pires, Diretor Compensação e Desempenho e Diretor de Recursos Humanos do Millennium bcp e Ricardo Soares, Diretor Pós-Venda da Hyundai, que avaliou o sumário executivo e a apresentação em palco.

No programa Start Up, através da organização e operação de uma empresa real, os alunos universitários são confrontados com a realidade e estrutura do sistema empresarial, aprendendo de uma forma prática todos os seus desafios e benefícios. Todos os alunos inseridos no programa trabalham uma série de aptidões relacionadas com a comunicação, tomada de decisão, negociação, organização, trabalho de grupo, liderança e gestão de tempo — fatores fundamentais para a constituição de uma empresa.

A primeira classificada foi a Miniempresa Tangram. A equipa da Universidade do Porto vai agora marcar presença na competição europeia do programa de educação para o empreendedorismo do ensino universitário, organizado este ano pela Junior Achievement Portugal, no âmbito do seu 10º aniversário, de 1 a 3 de Julho, em Lisboa. “Na competição europeia, manteremos a mesma postura empenhada, cientes da responsabilidade em contribuir para a imagem de Portugal como um país inovador e da oportunidade em promover o formato que propomos para os manuais escolares além-fronteiras.”, explica Catarina Domingues.

Em segundo lugar ficou a Pop Job, uma Miniempresa que criou uma plataforma social que proporciona um encontro virtual entre os jovens e as empresas que os recrutam para trabalhos pontuais (hospedeiras, promotores, valet parking, etc.). Os alunos da Universidade Nova foram premiados com bilhetes para o Lisbon Investment Summit, participação no programa Braço Direito no Millennium bcp e 3 meses de incubação/aceleração na Fábrica de Start Ups.

No terceiro posto ficou a Miniempresa SimplEngine que desenvolveu o produto HotBox — um recipiente para transporte de comida, que está equipado com um sistema de aquecimento alimentado por uma bateria. Este sistema incorporado permite ao utilizador aquecer e usufruir da refeição pré-preparada em qualquer lugar e a qualquer hora. Os membros da SimplEngine vão ter agora a oportunidade participar no Programa Braço Direito, no Millennium bcp. Esta Miniempresa venceu ainda o prémio Brilliant Young Entrepreneurs, atribuído pelo parceiro global da Junior Achievement, a Hyundai.

O Start Up Programme programa que oferece formação personalizada e orientada a alunos universitários que visa ajudar na compreensão do papel que as empresas assumem na comunidade nos dias de hoje. Este programa conta com o apoio e orientação de voluntários do Millennium bcp e da Accenture.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.