Resultados e ações tomadas — ‘Joel’s Test’ para empresas amigas das mulheres

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Resolvi escrever este texto no lugar de escrever no original (‘Joel’s Test’ para empresas amigas das mulheres Vamos montar um juntas/os ?), visto que o texto ficaria ainda maior.

3 dias após a publicação e anúncio do texto, algumas moças se manifestaram a respeito do teste. Muitos rapazes anunciaram e incentivaram a iniciativa. O meu eterno obrigada!

A primeira medida tomada é: Esse não é o teste da Jac. Essa iniciativa não partiu só de mim, foram algumas pessoas discutindo, ponderando e uma série de eventos culminaram nela. Só escrevi o texto e “coloquei a cara a tapa”. Seria injusto da minha parte assumir tudo somente para mim. Tive algumas sugestões maneiras de nomes, mas o que mais me agradou — visto que sou muito fã, foi a ideia do @jvrmaia: Hopper Test, em homenagem a Grace Hopper.

Segunda medida tomada é: Criação de uma organização para receber, agrupar e ter como histórico as propostas. A organização é HopperTest e o repositório para unirmos tudo é o HopperTestProposals.

Por favor, contribuam para que consigamos identificar empresas que querem ser amigaveis com todos e também com as mulheres.

Perguntaram no twitter: “mas além do nº de moças participando, como eu posso medir “aberto”? Eu qro tentar entender antes de tomar alguma ação.”

O que acredito fortemente é: “aberto é um ambiente onde nenhuma pessoa se sinta agredida”

Algumas moças e moço já começaram a contribuir:

A Isabella Barroso: https://medium.com/@isabellabarroso/jac-existe-l%C3%A1-nos-usa-um-projeto-de-metrificar-a-quantidade-de-mulheres-engenheiras-em-rela%C3%A7%C3%A3o-ao-b17aec41cb51

A Lidy Monteiro: https://medium.com/@Lidy_Monteiro/o-instituto-anita-borg-instituto-great-place-to-work-gptw-computerworld-elaboram-estudos-664da334689a

O André Siviero: https://twitter.com/andresiviero/status/618412056354684931

A @geisasantos, a @faela_phoenix e a @luzdocerrado se animaram com divulgação no facebook (que não possuo mais perfil) e com ideias de como tornar acessível o teste para as empresas.

O @p_balduino e o @jvrmaia super apoiaram desde o início, divulgando e convidando mais moças. O @juanplopes que sempre vem discutindo como incluir e respeitar as profissionais da área de TI, o @flavioamieiro que sempre incentivou, e outras tantas @s, muito obrigada, de coração por tentarem ajudar a ter um mundo um pouquinho melhor.

Vamos unir ideias, pessoal. Vamos fazer dar certo =D

UPDATE: A primeira versão do Hopper Test está disponível no repositório Pt-Br \o/ https://github.com/HopperTest/HopperTestProposals/blob/master/Pt-Br/hopper_test.md

Para contribuir, é só mandar o PR com o seu arquivo no formato .md (markdown). Faça parte, ajude a fazer dar certo :D

Até mais o/