Você completa 100 anos e o que eu tenho a ver com isso? — por Jaqueline Ariane

Eu me lembro perfeitamente daquele dia, estava calor, desses que a gente só encontra na cidade de São Paulo. Eu suava, não pelo óbvio dia de verão, mas pela ansiedade, nervosismo, e acima de tudo por uma vontade enorme de fazer dar certo.

Uauuuu!?! Quando cheguei perto de você, era muito, mais muito maior do que eu imaginava quando te via do lado de fora, passando pela Avenida 23 de Maio, e não fazia a menor ideia de quem era você.

Eu estava diante daqueles vidros espelhados, do céu azul com nuvens brancas, das pessoas engravatadas passando apressadas. Olhei em minha volta e parecia que eu era pequena demais diante desse cenário.

Então vamos lá, respira fundo, levanta a cabeça, faça uma oração e siga em frente. Siga em frente! Eu só conseguia me lembrar das palavras de encorajamento da minha mãe.

Um passo e lá estava eu, sentada em uma poltrona de couro preto, aguardando ansiosamente por um chamado naquela recepção fria, que não contribuía em nada para as minhas borboletas no estômago.

Aquele foi o nosso primeiro encontro. Você só queria me conhecer, saber quais eram as minhas experiências, e o que eu tinha de melhor para te oferecer. Ao final, foi melhor do que imaginava, as palavras fluíam com uma correnteza, então, se existe um anjo da guarda, certamente ele estava no controle dos meus pensamentos e das minhas respostas.

Agora, eu tinha que aguardar, fazer alguns testes, e tão somente aguardar. Eu esperei. Você não imagina o que é esperar por um sonho ou talvez você saiba tanto quanto eu. Mas isso é uma das coisas que eu só consegui entender depois desses 4 anos que estamos juntos.

Sim, eu estava dentro. A notícia chegou em boa hora, não controlei a minha felicidade. Para que você entenda perfeitamente como eu reagi naquele instante, vou te dar um exemplo: lembra quando fechamos um grande negócio juntos? Pois é, foi bem parecido. A partir daí iríamos conviver todos os dias, dividir as xícaras de café pela manhã. Eu iria amar estar com você e falar de você, e gastar um bocado de tempo tentando explicar o que eu fazia por você. No começo parecia muito difícil, as pessoas falavam complicado demais. Há quem diga que você tem o seu dicionário próprio, outra coisa que eu só entendi depois. Mas eu insisti, te decifrei e hoje parece que sempre estivemos juntos.

Esse ano você completa 100 anos, e o que que eu tenho a ver com isso?

De alguma maneira, somos muito parecidos, você com o seu propósito de resolver as questões mais difíceis do mundo, e eu tentando resolver as questões do meu mundo, ou do que está ao redor dele, que também não são nada fáceis.

Você tem a palavra “Think” como lema, e eu tive que usá-la durante toda a minha vida. Pensar, pensar e pensar, parece engraçado, mas ainda repito isso em voz alta para mim mesma, todos os dias.

Você se reinventou durante todos esses anos, liderando transformações importantes no mundo tecnologia. Para quem começou com máquinas de cortar frios e hoje ajuda médicos a tomar decisões rápidas, ou a encontrar respostas para cura de doenças raras, você se saiu melhor que encomenda. No meu caso, se eu não tivesse mudado os meus planos, começado do zero algumas vezes, certamente não estaria aqui escrevendo essas coisas para você. Eu também me reinventei. A vida não é nada fácil, eu tinha alguns motivos para falhar ou até mesmo desistir, mas, é o como você sempre diz: temos que encontrar as oportunidades todos os dias, e encontrar alternativas para um futuro melhor.

Você completa 100 anos, e eu só tenho 29. Mas isso não é nenhum problema para nós, afinal você sempre prega sobre a diversidade e que para estarmos juntos não precisamos ser iguais.

Você me inspira e me enche de orgulho. Todas as manhã são como nosso primeiro encontro, o mesmo prédio espelhado, as mesmas pessoas, com uma diferença, agora eu também sou como elas, eu faço parte de você. Isso tudo, só para te dizer que não importa onde estaremos nos próximos, 10, 20, 30 ou 100 anos, eu sempre terei tudo a ver com você.

Nota da autora: Esse texto eu escrevi para a IBM Brasil, empresa na qual trabalho. A IBM é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e que esse ano completa 100 anos no Brasil.