Parando de chorar para conseguir as coisas
Gustavo Tanaka
623

Exatamente! Deixando de chorar pra mamar…

Yuri

Eu sempre percebi que todas as guerras e todos os sofrimentos se iniciam com os desentendimentos.

As pessoas têm dificuldade de se expressarem, de se fazerem entender mesmo quando as duas partes estão querendo a mesma coisa!

Mas creio eu que isso se dá porque cada ser é um universo inteiro com entendimentos únicos. Às vezes eles se conectam e buscam ser compreendidos.

Mas é preciso entender que a compreensão sempre será limitada, porque as interpretações de cada um do entendimento das coisas, são de uma extrema subjetividade.

As variáveis são ilimitadas, a forma como o meu cérebro processa a cor que a maioria concorda em ser violeta pode ser uma forma totalmente divergente da sua. Podemos inclusive estar percebendo cores diferentes, mas que eu aprendi que o nome era violeta e você também e então concordamos que nós dois estamos enxergando a mesma cor.

Mas isso está bem longe da realidade! Tudo é uma convenção. As pessoas concordam com conceitos para melhor se comunicar uma com as outras. São “as regras do jogo” para obter êxito.

É por esse motivo, dentre outros, que venho me esforçando para ouvir músicas em português, de preferência brasileiras, que apesar de saber ler e escrever em inglês, eu busco ler textos em português e me esforço para escrever em português.

Sou brasileira, a língua daqui é o Português. Se eu quiser melhorar a minha comunicação, a forma como eu me relaciono com as pessoas eu preciso buscar fortalecer a minha língua, minha linguagem, a minha cultura.

Conhecer mais sobre a história dos lugares que frequento, sobre o passado, sobre as minhas origens. E honrar. Fortalecer a minha identidade fragmentada por tantas “intrusões”, desconexões e descontextualizações.

Eu não sou capaz de entender o outro se não consigo entender a mim mesma. É por esse motivo que tenho me dedicado a me ouvir e a me respeitar sempre e em primeiro lugar.

Cresci, não sou mais um bebê. Eu preciso ser responsável por mim mesma, cuidar de mim, atender minhas próprias necessidades.

Aí sim estarei preparada para o que der e vier, sendo líder de mim mesma poderei me oferecer como serva de outro ser que necessita de amparo.

É um trabalho duro, porém recompensa a cada segundo. E também é lindo! Dá toda uma compreensão do TODO, quando se compreende a si próprio.

Então é só beleza e mais trabalho! Trabalho contínuo, e revigorante!

Like what you read? Give Jéssica Magalhães a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.