Operador Ternário em PHP

Se você já programa há algum tempo, seja em qual linguagem for, provavelmente já está familiarizado com operadores e condicionais. No PHP, como não poderia deixar de ser, temos os clássicos if e else, que são utilizados para criarmos condicionais em nosso sistema.

A estrutura de condicionais no PHP é semelhante as de outras famosas linguagens, como, por exemplo, JavaScript, Java, C++, etc.

No básico, em PHP, fazemos assim:

if( condição ){
faz alguma coisa;
} else {
faz outra;
}

Ou assim:

if( condição ):
faz alguma coisa;
else:
faz outra;
endif;

O uso de condicionais em PHP é bem simples e a própria linguagem praticamente te explica o que irá acontecer. Mesmo para quem está olhando pela primeira vez para a sintaxe do PHP, é fácil de compreender que o que temos acima pode ser elucidado como: se alguma coisa é verdadeira, faça isso; senão, faça aquilo.

Apenas esse conhecimento já nos possibilita escrever condicionais em nosso sistema. É claro que existem mais coisas que você deve saber para conseguir fazer bom uso das condicionais, como, por exemplo, quais são os operadores de comparação utilizados pelo PHP, ou mesmo se não seria uma melhor escolha fazer o uso de switchs. Mas este não é meu objetivo aqui. Caso você tenha qualquer dúvida com relação aos operadores, recomendo que dê uma lida na documentação do PHP, na parte relativa a este assunto.

O que venho mostrar neste artigo é uma outra maneira de trabalhar com condicionais, que pode ser bem útil para economizar linhas de código e tempo numa futura manutenção. É aí que entra o operador ternário.

Suponhamos, então, um problema simples. Digamos que você está criando um sistema para gerenciar a venda de ingressos de um show e o seu cliente pediu para que o programa tenha a capacidade de reconhecer se o comprador possui menos de 21 anos. Caso isso seja verdadeiro, o ingresso emitido terá o valor de uma meia entrada. O ingresso inteiro custa R$ 120,00.

Vamos criar um variável que irá receber a idade do comprador, uma condicional que determinará quanto o ingresso irá custar e outra variável para receber o valor a ser pago por este comprador.

$idadeComprador = 27;
$valorIngresso = ($idadeComprador <= 21) ? 60.00 : 120.00 ;

Sim! Toda a condicional se resumiu em uma linha! :)

Legal, não? Basicamente, a lógica é mesma utilizada pela primeira estrutura apresentada. A sintaxe pode ser entendida assim:

$variavel = ( condição ) ? faz alguma coisa : faz outra ;

Ou seja, a variável já irá receber um valor com base numa condição definida. Simples, não?

Por hoje é isso, pessoal. Espero que seja útil para vocês, até a próxima!

Like what you read? Give Jhonatan Christian a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.