Fotos para Recordar?

Quantas fotos você tirou esse ano de algum momento real? Quando digo real, é aquele no qual pessoas mencionaram que iriam tirar uma foto, e ninguém fez uma pose pré-programada, grita “peraí” pra soltar o cabelo ou verificar a maquiagem, ou o cara ajeitou a camiseta até mesmo aquela passada de mão no cabelo, ou tirou novamente a foto por alguém ter feito careta.

Conversando com minha amiga sobre fotografias em 2011 tinha argumentando que muitos não tiravam mais fotografias pra guardar momento, e sim mostra-los. Alguém se lembra de quando usava se filmes? Onde se batia a foto e ninguém se importava se tinha ficado bom ou ruim, se fez careta ou o ambiente que se encontrava coisas fora do lugar, se o sorriso não está de acordo, muito menos sentia vergonha de mostrar a foto pra outras pessoas, até ria dela, hoje ela é simplesmente ocultada da sua timeline, ou deletada, é removido uma lembrança, um momento e facilmente substituído por algo irreal, montado.

Temos milhares de fotos hoje em dia em nossos HDs, sem história alguma, sem nada sobre ela, as caretas que antes eram alegria, ou lembranças, hoje são piadas ou pérolas… Pérolas por quê? Quem definiu isso?Por que ter vergonha de você?

Quantas fotografias por mais estranhas que sejam você amassou e jogou no lixo?E quantas vezes bateu foto de seu celular ou de sua câmera e em seguida apagou porque não se sentiu satisfeito

Quantas fotos batidas pra escolher a melhor pra colocar no seu perfil? Até mesmo pessoas bastante fotogênicas batem milhares de fotos para poder escolher uma boa.

As câmeras digitais ajudaram muito, mas sinto que essa ajuda também se transformou em um monstro que devora suas lembranças e recordações e te entrega apenas clones de vocês mesmo.

Porque querer ser algo que na grande maioria do tempo você não é? Likes são legais, todos gostam, é uma moedinha de troca interessante, mas um peque no momento de uma foto geralmente surge a necessidade de comentar, que acredito eu ter uma força muito superior ao like, pois o like por like, todos deixam, todos fazem e muitas vezes no automático, mas um comentário, pode te fazer sentir,lembrar, rir, até chorar, um like não, muitos nem clicam pra ver quem deu o like e sim quantos deram.

Sabe aquela foto sua pulando que bateram de você quando era criança? Ou a que te pegaram de surpresa? Aquela em que você abria um presente e teus pais fotografaram teu sorriso sincero? Ou aquela de formatura? Aquela reunião de amigos ou festa? Aquela que você nem precisa explicar muito e quem olha já sente, e/ou, imagina o que você estava sentindo?

Compare-a com essa que pediu pra alguém fazer, pois ficaria legal, sim às vezes fica muito legal, não estou julgando essas fotos, apenas mostrando que o peso sentimental delas costuma ser muito diferente, um trabalho artístico é diferente de um momento, mesmo os dois estando ligados.

A beleza às vezes tem menos vida do que a naturalidade.