| S E L F I S H |

Joao Cortinhas
Sep 5, 2018 · 2 min read

Às mulheres, às companheiras e a todos os que realmente suportam os seus empreendedores, aquelas que todos os dias acreditam mais do que nós próprios, que acreditam que tudo correrá bem, quando nós estamos na lama e não temos uma saída, elas acreditam mais do que nós e puxam-nos para a frente.

Acham que é duro ser empreendedor? Acham que um empreendedor faz muitos sacrificios? Experimentem ser a “supporter” de um Empreendedor.

Experimentem ser os companheiros de alguém obstinado com os objetivos.

Se pensarmos bem, talvez os Empreendedores sejam das pessoas mais egoístas que existem. Todos só temos 24h no dia, e quando estamos obstinados com os objetivos, vamos atrás, mas faltam horas, f***, falta-nos tempo!

Como resolves? Fácil! Deixas de ver a novela, o futebol, de estar tanto tempo com os amigos na conversa fácil, mas o problema surge quando retiras tempo à familia, porque chega um dia onde já não tens mais tempo, e é NO TEMPO DELES CONTIGO QUE RETIRAS! É o tempo dessa pessoa que retiras.

É o sábado de tarde que lhes retiras, é só mais um domingo de manhã no escritório mas que achas que consegues vir almoçar a casa, é mais uma mensagem a dizer, afinal aconteceu m#rda e afinal já não vou jantar a casa. Estamos com problemas, é só mais esta noitada, é o colocar o despertador para as 5 da manhã e eles terem que o ouvir 5 vezes a tocar.

É o quererem marcar uma saída e ficarem sempre na dúvida se vamos conseguir porque a qualquer momento, shit happen!

Achas que é duro ser Empreendedor? Olha bem para o que passa a pessoa que está perto de ti.

Achas que é duro ser Empreendedor? Experimenta apoiar a ideia de uma outra pessoa como se fosse a tua, experimenta ficar em casa à espera que tu, “fucking entrepreneur” chegues a casa.

Dizem que não é para todos ser Empreendedor, eu digo-vos que não é para todos terem alguém que vos apoie incondicionalmente.

Porque é que eu escrevo isto?

Porque neste momento estou longe, a tentar levar a empresa que criei para a frente e sei da sorte que tenho, de ter alguém do outro lado do Atlântico que sabe que vai correr tudo bem.

Partilho ainda outra coisa, depois de um ano sem salário, um dia a minha Esposa chega a casa e eu digo-lhe: Acho que vou arranjar um part-time para ajudar com as contas, e ela pergunta-me: Porquê? Não acreditas no Swonkie a full-time para precisares de um part-time?

Damn! Percebem agora o que disse acima?

Aceitaste um modo de vida que não foi escolhido por ti, e caramba, fazes o teu melhor e fazes-lo tão bem.

À minha mulher, Obrigado, Desculpa e Por favor, todos os dias da nossa vida.

    Joao Cortinhas

    Written by

    Full-time husband and father, Part-time Entrepreneur